Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

XIV DIA DO CAPÍTULO GERAL (dia 19 de novembro, domingo)

XXXVI CAPÍTULO GERAL SSS
De 06 a 24 de novembro, Ho Chi Minh, Vietnam.
“Sacramentinos: juntos, fiéis testemunhas da missão eucarística”.

✅ XIV DIA DO CAPÍTULO GERAL (DIA 19 de novembro, DOMINGO)
✅ Memória Capitular do dia.

“Um homem chamou seus empregados e lhes entregou seus bens para administrar… a cada qual, de acordo com a sua capacidade.” Mt 25, 14-30

Amada Família Eymardiana: saudações fraternas!

Hoje é domingo, dia do Senhor. Tivemos um longo de muitos encontros e visitas à Família Eymardiana. Celebramos às 06h da manhã. Após um café breve, dirigimo-nos ao ônibus que nos esperava em frente à igreja sacramentina – uma matriz que reúne muitos católicos (nós, católicos, somos 7% da população vietnamita). O que faz a diferença é que os católicos daqui participam mesmo da comunidade. E é muito comum, quando não cabem dentro da igreja, eles participarem fora, na praça, com uma piedade e concentração que não vemos em muitos católicos dentro da igreja no Brasil. Isso é lindo de se ver por aqui.

Pois bem, meus queridos irmãos e irmãs: após o café, nosso primeiro compromisso foi visitar a primeira paroquia sacramentina de Ho Chi Minh, um templo lindo, com características bem típicas da arquitetura sacra do budismo. Nesta comunidade, fomos acolhidos por 3 sacramentinos que vivem nela. Na continuidade das visitações, fomos para a sede do terceiro ramo da família eymardiana, o Servitium Christi. Com muito calor humano, músicas e danças típicas, fomos acolhidos por mais de 30 leigas consagradas. Partilhamos um breve lanche de frutas típicas da região. Houve uma breve partilha do Superior Geral, Pe. Eugênio, e da Coordenadora Geral do Servitium, Mary Keane.

Ao sairmos desse encontro, fomos visitar as nossas queridas irmãs Servas – meu Deus, o que foi aquela acolhida? Na Casa Provincial das nossas irmãs, encontramos mais de 50 religiosas, que nos conduziram, após a chegada, para a capela do Santíssimo, onde tivemos um breve momento de adoração ao Santíssimo. Depois, subimos para uma sala de encontro no andar superior e, lá, elas partilharam sua origem e sua história de mais de 50 anos de presença no Vietnam. Uma história linda, cheia de superações, experiência de Deus e crescimento na fé, no carisma eymardiano e na organização delas nestas terras de missão. Nossas irmãs são mais de 200 religiosas presentes no país. Terminamos a partilha com uma dança realizada pelas irmãs mais jovens, com trajes próprios da cultura. Por fim, encerramos nosso encontro com um “festival gastronômico”, feito por elas mesmas. Com uma riqueza de comidas típicas, mais de 30 tipos. Além de doces e bebidas. Com alegria e maravilhosa hospitalidade, partilhamos este momento inesquecível da vida eucarística que deste segundo ramo da família brota.

Após o almoço com as irmãs Servas, seguimos para a visita do Escolasticado Sacramentino. Assim como o Servitium Christi e as Servas, os Sacramentinos nos acolheram com uma grande generosidade. Com talentos lindos, eles nos fizeram sentir em casa. Também como as demais visitas, nos chamou a atenção o número – 50 escolásticos – e a organização da formação inicial dos jovens. Com certeza, a província dos Mártires Vietnamitas, as Servas, o Servitium Christi, os Leigos Agregados e os Sacramentinos têm dado um belo testemunho do Evangelho deste domingo: com capacidades e dons extraordinários, eles têm sido um verdadeiro fermento na massa, que é a Missão Eucarística Eymardiana neste país. Deus continue multiplicando os seus dons sobre eles.

Querida Família, depois desta longa e bela agenda de domingo, terminamos o dia com um jantar e passeio no rio de Saigon. Terminamos o dia já era noite, cansados, mas felizes pelo que vimos, ouvimos e celebramos neste dia do Senhor. Um dia em que os talentos eucarísticos do Senhor, nesta terra, têm se multiplicado muito, com a presença da Família Eymardiana.

Em espírito de gratidão,

Pela Comunidade Capitular,
Pe. Francisco Júnior,
Pe. Marcelo Silva,
Comunicar Guadalupe.

XXXVI CAPÍTULO GENERAL SSS

De 06 a 24 de Noviembre, Ho Chi Minh, Vietnam.

“Sacramentinos: juntos, fieles testigos de la misión eucarística”

✅ XIV DIA DEL CAPÍTULO GENERAL (dia 19 de noviembre, domingo)

✅ Memoria Capitular del día.

“Un hombre reunió a sus empleados y les dio su propiedad para que la administraran… a cada uno según su capacidad”. Mt. 25, 14-30

Querida familia eymardiana: ¡saludos fraternales!

Hoy es domingo, día del Señor. Hemos tenido un largo día de reuniones y visitas a la familia Eymardian. Celebramos a las 6 de la mañana. Después de un breve desayuno, nos dirigimos al autobús que nos espera frente a la Iglesia Sacramentina, una parroquia que reúne a muchos católicos (los católicos somos el 7% de la población vietnamita). Con una diferencia, aquí los católicos participan de verdad en la comunidad. Y es muy común que, cuando no caben dentro de la iglesia, participen fuera, en la plaza. Con una piedad y una concentración que no vemos en muchos católicos dentro de la iglesia en Brasil. Es hermoso ver eso aquí.

Pues bien, mis queridos hermanos y hermanas: después del desayuno, nuestra primera cita era visitar la primera parroquia sacramentina de Ho Chi Minh, un hermoso templo con características muy típicas de la arquitectura sagrada budista.  En esta comunidad, fuimos recibidos por tres Sacramentinos que viven allí. Continuando nuestras visitas, fuimos a la sede de la tercera rama de la familia eymardiana, el Servitium Christi. Con calidez, música y bailes típicos fuimos recibidos por más de 30 laicas consagradas. Compartimos un breve refrigerio de frutas típicas de la zona. Además de una breve charla del Superior General, P. Eugenio, y de la Coordinadora General del Servitium, Mary Keane.

Cuando salimos de esa reunión, fuimos a visitar a nuestras queridas Hermanas Siervas – ¡Dios mío, qué acogida! En la Casa Provincial de nuestras hermanas, nos encontramos con más de 50 religiosas que nos llevaron, tras nuestra llegada, a la capilla del Santísimo Sacramento, donde tuvimos un breve momento de adoración al Santísimo Sacramento. Luego subimos a una sala de reuniones, donde compartieron sus orígenes y su historia de más de 50 años de presencia en Vietnam. Es una hermosa historia, llena de superación, experiencias de Dios y crecimiento en la fe, en el carisma eymardiano y en su organización en estas tierras de misión. Nuestras hermanas son más de 200 en el país. Terminamos el compartir con una danza interpretada por las hermanas más jóvenes. Llevaban trajes típicos de su cultura. Por último, terminamos nuestro encuentro con un “festival gastronómico” realizado por las propias hermanas. Con una gran riqueza de comidas típicas, más de 30 tipos. Así como dulces y bebidas. Con alegría y hospitalidad, compartimos este momento inolvidable de la vida eucarística que brota de esta segunda rama de la familia.

Después del almuerzo con las Hermanas Siervas, fuimos a visitar el Escolasticado Sacramentino. Al igual que Servitium Christi y las Siervas, los Sacramentinas nos acogieron con gran generosidad. Nos hicieron sentir como en casa con sus bellos talentos. Como en las otras visitas, nos sorprendió el número – 50 escolásticos – y la organización de la formación inicial de los jóvenes. Ciertamente, la provincia de los Mártires Vietnamitas, las Siervas, el Servitium Christi y los Agregados Laicos y los Sacramentinos han dado un hermoso testimonio del Evangelio de este domingo: con capacidades y dones extraordinarios, han sido una verdadera levadura en la masa que es la Misión Eucarística Eymardiana en este país. Que Dios siga multiplicando sus dones sobre ellos.

Querida familia, después de este largo y hermoso domingo, terminamos el día con una cena y un paseo a lo largo del río en Saigón. Por la noche, estábamos cansados, pero felices por lo que habíamos visto, oído y celebrado en este día del Señor. Un día en el que los talentos eucarísticos del Señor, en esta tierra, se han multiplicado enormemente con la presencia de la Familia Eymardiana.