Um quadro de Pe. Eymard encontrado em Roma

No dia 30 de setembro de 2021, o nosso superior geral, Pe. Eugênio Barbosa Martins, recebeu uma carta do Prof. Gianni (Giovanni) Biondi, que mora em Formello na província de Roma.

Na carta o Prof. Biondi lhe comunicava que se encontrava em posse de um quadro de São Pedro Julião Eymard. Rapidamente entraram em contato com ele para conhece-lo e poder organizar a entrega do quadro. Eis aqui a história.

O Prof. Gianni (Giovanni) Biondi é psicólogo clínico e psicoterapeuta, antigo Diretor do Serviço de Psicologia pediátrica do hospital Bambino Gesù, de Roma.

Ele nos escreveu por ocasião de uma obra de arte pictórica realizada pelo seu pai, o artista Michele Biondi di Giubbino.

Tudo começou no ano de 1953. Como muitos dos seus companheiros, adoeceu de poliomielite. O seu estado de saúde era grave e naquele tempo seu pai estava em contato com a Ordem dos Religiosos sss de Roma e pode ser que também com S. Benedetto del Tronto por algumas obras de arte que o Prof. Biondi lembra vagamente.

Foi um período muito difícil para ele: a paralisia infantil tinha afetado os seus quatro membros com um nível de gravidade diferente. Durante esse período, um religioso ficou muito próximo dele, era o padre Damiani.

Uma noite, o menino Gianni teve um sonho em que um sacerdote estava do seu lado, e conta que foi inundado por uma sensação de serenidade transmitida por essa presença carinhosa.

Falou rapidamente do seu sonho ao padre Damiani, este lhe mostra uma foto de padre Eymard, naquele tempo Bem-aventurado, a criança surpreso, o reconheceu.

O Prof. Biondi lembra que em sua casa, desde esse momento, houve sempre a sensação de que começou a melhorar, e, ainda que permanecendo algumas sequelas, conseguiu ter uma boa autonomia motriz que le permitiu viver sua vida profissional, de pai e de esposo.

Foi nessa época que seu pai realizou um retrato pictórico do Bem-aventurado padre Eymard, que ainda possuía.

Como o prof. Biondi e a sua esposa moram em uma casa grande demais para eles dois, decidiram se mudar e doar à Congregação o retrato como lembrança do Santo Eymard a quem ele sente-se muito unido.

O religioso mencionado pelo Prof. Biondi é o padre Leone Damiani, religioso SSS. Em setembro de 1952 Pe. Damiani foi transferido para Roma à comunidade de San Claudio. Foi assim que ele conheceu à família Biondi.

O Pe. Damiani nasceu em Botta di Sedrina, província de Bergamo, em 28 de julho de 1923. Foi Ordenado sacerdote no dia 29 de março de 1952 em San Benedetto del Tronto, depois de uma breve estadia em Roma, partiu em missão ao Brasil, em agosto de 1953 para voltar a Itália em 1973. Faleceu em San Benedetto del Tronto no dia 18 de maio de 2011.

No dia 10 de novembro de 2021, padre Eugênio e padre Philip Benzy, ecônomo geral, foram até Formello em busca do quadro e assim conhecer, também e pessoalmente o Prof. Biondi e a sua esposa.

Foi um encontro cordial e interessante. O quadro representa um belo retrato, com uma técnica de pintura ao óleo, de dimensão 85 x 67cn, realizado em Roma entre os anos 1954 e 1957, pelo artista Michele Biondi di Giubbino.

Alguns dias depois, o senhor e a senhora Biondi foram convidados para almoçar na Cúria, recebendo como presente, de parte de Pe. Eugênio, uma cópia da biografia de Pe. Eymard.

Para conhecer as obras do artista Michele Biondi di Giubbino, pode visitar seu site:

www.michele-biondi-di-giubbino.it

Roma, 7 de dezembro de 2021

Padre Joseph Vu Quoc Binh, sss

Secretário general

Fonte: SSS Internacional, ed. Nº 304 / 23-12-2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com