Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

Sexta-feira, 22 de abril de 2022

O primeiro dia do Seminário Eymardiano foi muito fecundo e proveitoso!

Iniciou-se com a oração do Ofício Divino das Comunidades, no pátio externo do Santuário. O Salmo 23 inspirou a todos no reconhecimento a Deus como Supremo Pastor.
Logo em seguida, foi servido um delicioso café.

Pela manhã, Pe. Marcelo Silva introduziu os primeiros trabalhos com a exposição do tema: FRATERNIDADE COMO PROJETO DE VIDA: “Eles eram perseverantes”. (AT 2, 42).

Depois de trabalhar a visão geral do livro, concluiu com a seguinte citação:

“Se quiseres construir um navio, não comeces por dizer aos operários para juntar madeira ou preparar as ferramentas; não comeces por distribuir tarefas ou por organizar a atividade. Em vez disso, detém-te a acordar neles o desejo do mar distante e sem fim. Quando estiver viva esta sede meter-se-ão ao trabalho para construir o navio”. Antoine de Saint-Exupéry

À tarde, Padre Francisco Júnior desenvolveu o tema “O Dom de Si pelo voto da personalidade, em perspectiva Paulina: Uma abordagem literária e teológica”.

Pe. Francisco Júnior apresentou uma análise do Dom de Si e sua relação com os textos paulinos, citando as obras completas de São Pedro Julião Eymard.

Expôs momentos fortes, de acordo com a cronologia da vida de Padre Eymard, na busca por uma leitura mais atualizada de sua espiritualidade.

Ao finalizar o dia, Pe. Marcelo conduziu um momento de Adoração ao Santíssimo na Capela, centrados na reflexão de Santo Eymard: “A Eucaristia é o céu da terra, Jesus estabeleceu entre nós sua morada permanente, seu trono de graça e de amor; ele quis que esta arca da Nova Aliança acompanhasse sempre seu povo no deserto da vida e até a terra prometida” (PG 281,1).

📋Texto: Gicélia Azevedo
📸 Fotos: Gicélia Azevedo, Patrícia Ribas e Postulante Mateo
🔊 Pascom Provincial

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print