Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

Pe. Elibien Joseph realiza encontro de formação on-line para os noviços de primeiro ano

O Dom de si: uma herança espiritual para a Família Eymardiana no dinamismo da missão 

Aconteceu entre os dias 26 a 29 de junho, o encontro de formação on-line para os noviços de primeiro ano, com o tema “O projeto do Cenáculo de Jerusalém e o Dom de Si” sob a orientação do Pe. Elibien Joseph, sss. Foi uma oportunidade para aprofundar sobre o Dom de Si que assumiu e viveu profundamente o Padre Eymard desde o Mistério da Eucaristia. Baseou-se numa leitura histórica e interpretativa que objetivasse a uma reflexão sobre o caminho espiritual e eucarístico percorrido por Padre Eymard. A partir dos elementos apresentados, se destacou o que buscava Padre Eymard, quando projetou adquirir o Cenáculo de Jerusalém, e o que conseguiu, depois de um longo processo complexo e um angustiante tempo de espera, isto é: a Passagem do Cenáculo de Jerusalém ao Cenáculo interior.

O resultado desta empreitada, foi uma mudança ocorrida numa longa e profunda experiência chamada “o Grande Retiro de Roma” caracterizada pela maturidade espiritual, existencial e eucarística”.  O foco passou de um desejo externo-material, para um desejo interno-espiritual, ou seja, realizou um trabalho exigente sobre Si, para que ele mesmo se tornasse “o cenáculo”.

Esta mudança ocorrida só foi possível através de um processo de busca constante da vontade de Deus ao longo da sua vida.  Sua atração, dedicação e compreensão do mistério da Eucaristia o levaram a uma vida de doação e de entrega total desde a configuração com Jesus Eucaristia.  Nessa perspectiva, conseguiu chegar ao “cume da sua vida espiritual”, no dia 21 de março de 1865, já quase por concluir o “Grande Retiro de Roma”, fazendo do Voto de sua Personalidade. Este voto foi concretizado do desejo de doação total, através do Dom de Si, que abarcou todas as etapas de sua vida, inclusive até a sua morte.

Pois o Dom de Si do Padre Eymard, mais que um esforço, desejo e trabalho humano, foi a concretização da Graça de Deus em sua vida, e se tornou o meio para alcançar uma finalidade, isto é, seu projeto de Santidade; onde ele respondeu com generosidade e abertura desde a atração que a Eucaristia exercia sobre ele. Diante de tudo isto, cabe a nós perguntarmos: Como o Dom de Si do Padre Eymard tem iluminado concretamente nossa missão sacramentina em cada contexto sociocultural que estamos presente? Ao entender o Dom de Si como “herança espiritual eymardiana”, inspirada por Jesus Eucaristia, devemos procurar saber como ela nos motiva a responder às exigências da Eucaristia, para viver fraternalmente e dinamizar a vida nas nossas comunidades?

Por Gleyson Modesto Sozinho – Noviço SSS.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print