Foram dois dias de formação, sendo 30 e 31 de outubro, onde William Germano Pereira, Fidel Zúñiga Muñoz, Yerson Alexander C. Ramírez e Mateo Woll puderam conhecer como funciona a Associação dos Leigos e Leigas Sacramentinos. Nesta missão, Ilza atendeu à solicitação de Pe. Francisco Mendy, mestre dos noviços.
Ilza apresentou a história desde a origem da Agregação, ressaltando que este era um sonho de São Pedro Julião Eymard, a partir de seu comprometimento com os leigos. Abordou ainda a posição da Igreja a partir do Concílio Vaticano II, quando uma renovação na vida religiosa também clamava pelo trabalho junto à vida laical.
Foram apresentados aos noviços muitos documentos e variado material que a ALLS organizou a partir de seus primeiros passos, em 2008, quando os Cenáculos, que contavam apenas com os membros religiosos, passaram a contar também com os irmãos leigos, que ao professar as Promessas de Vida se comprometiam com uma vida orante, fraterna e servidora.
Ilza resumiu assim este tempo formativo:
“Hoje com certeza os noviços têm uma visão geral a respeito da ALLS, dos leigos e leigas sacramentinos que compõem e a importância de buscá-los para o serviço do Senhor, junto aos Cenáculos que um dia se Deus quiser estarão conduzindo. Somos formados para viver e servir ‘a vinha do Senhor’. Minha gratidão ao Pe. Francisco Mendy pelo convite e confiança. Gratidão também pela acolhida fraterna que recebi nesta casa que me transmite paz, fé e esperança de futuros pastores. A todos o meu abraço.”