Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

Histórico da chegada da Congregação do Santíssimo Sacramento no Brasil.

CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO.
Província Nossa Senhora de Guadalupe.

Brasil – Argentina e Chile.

Histórico da chegada da Congregação do Santíssimo Sacramento no Brasil.

São Pedro Julião Eymard Nasceu no dia 4 de fevereiro de 1811, em La Mure/França, na Rua Breuil, às 11 horas da manhã de uma segunda-feira.

A congregação do Santíssimo Sacramento foi fundada no dia 13 de maio de 1856, em Paris, por São Pedro Julião Eymard. “Nosso ideal é viver plenamente o mistério da Eucaristia e revelar sua significação, para que venha o Reino de Cristo e se manifeste ao mundo a glória de Deus” (Regra de Vida, n º 1).

Pouco tempo depois, Padre Eymard fundou a Agregação do Santíssimo Sacramento e junto com Margarida Guillot, em 1864, fundaram a Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento – ramo feminino da Congregação e um ramo laical e clerical de associados à Agregação do Santíssimo Sacramento, da qual faz parte a Associação dos Leigos e Leigos Sacramentinos.

Movidos pela força eucarística, os Sacramentinos fundaram o ramo laical de Instituto Secular, o Servitium Christi.

A Congregação do Santíssimo Sacramento trata-se de uma Congregação Apostólica, de direito universal (pontifício), composta de irmãos e presbíteros. Estamos presentes em trinta (30) países, em todos os continentes. É organizada por Províncias e Regiões, com Conselhos Provinciais / Regionais e um Conselho Geral, cuja sede esta em Roma. A Congregação segue a Regra de Vida, atualização das Constituições de 1895, aprovada pela Santa Sé em 1984.

Buscamos viver uma vida eucarística comunitária fundada nos pilares da vida Fraterna, Orante e Servidora. No âmbito da vida fraterna vivemos a fraternidade entre irmãos na comunidade. Na vida Orante vivemos os nossos momentos celebrativos como celebrações, adorações, retiros, etc. Na vida de serviço nos dedicamos à comunidade, paroquias e também ao serviço dos irmãos.

Nossa espiritualidade e missão:

Vocação “Viver plenamente o mistério da Eucaristia e revelar sua significação”

Duas expressões dizem de nossa vocação eucarística e do carisma que Deus concedeu a São Pedro Julião:

(1) Viver Plenamente a Eucaristia. Nossa vocação é experimentar, degustar, com nossas vidas, o mistério da Eucaristia e sermos hóstias vivas: “Exorto-vos, pela misericórdia de Deus, a que ofereçais vossos corpos como hóstia viva, santa e agradável a Deus” (Rom 12, 1). (2) Revelar a significação da Eucaristia. Nossa missão é profundamente mistagógica, pois nossa vocação é conduzir as comunidades cristãs a partir e para o mistério central de nossa fé, a Eucaristia.

Missão

“Para que a Eucaristia seja celebrada na verdade”

Realizamos diversas obras para expressar ao mundo nosso carisma – vocação e espiritualidade: missão profética pelo aprofundamento, o ensino e publicações da teologia Eucarística; compromisso social; unidade pelo trabalho ecumênico; serviço à Palavra de Deus; estudo e formação litúrgica; paróquias e santuários; centros de oração e retiros; imprensa e comunicação social; e se associam aos leigos, leigas e presbíteros que desejam por estes trabalhos, viver e anunciar a Eucaristia (RV 33-45).

As Tradicionais Obras Eucarísticas:

A primeira obra Eucarística de São Pedro Julião Eymard foi a primeira comunhão dos jovens e adultos das obras Eucarística. Esta obra marca o inicio da congregação do Santíssimo sacramento. Através dela Eymard conseguiu que a congregação incipiente fosse admitida na arquidiocese de Paris, pelo Arcebispo Dom Sibuor, no dia 13 de Maio de 1856. Depois em 1859, começou a Agregação do Santíssimo Sacramento – destinada a leigos que desejavam viver o carisma eucarístico e a adoração ao Santíssimo Sacramento. Deviam realizar no mínimo 1 hora de adoração por mês.

A Guarda de Honra – do Santíssimo Sacramento- que funciona em nossos santuários de adoração perpetua.

A Fraternidade Eucarística, um corpo de elite de adoradores (as) do Santíssimo Sacramento.

Exercícios Espirituais Eucarísticos – (Retiros, etc) O caminho espiritual na escola Eymardiana tem como centro o texto Paulino: “Não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. O caminho de exercício realiza-se pelo movimento dos sentidos exteriores ao cenáculo interior que nos conduz ao dom da personalidade.

As Missões Eucarísticas “Nós nos empenharemos em transmitir a Tradição e o ensinamento da Igreja sobre esse sacramento. Procuraremos fazer progredir a teologia e a prática eucarísticas” (RV 36). E é exatamente, através do trabalho missionário, que conduzimos as Igrejas particulares a viver experiências de aprofundamento sobre a teologia e a vida eucarística. Nossas missões eucarísticas desenvolvem-se durante um ano, em três etapas: a) Pré- Missão; b) Missão; c) Pós-Missão. “Todo esse tempo é um verdadeiro kairós eucarístico”.

Chegada da Congregação do Santíssimo Sacramento no Brasil.

No inicio do século XX, começou a desenvolver-se no Brasil a associação dos Padres Adoradores. Os bispos e padres aderiram a este movimento, então, estimulou-se a Exposição do Santíssimo Sacramento nas referidas dioceses e paroquias. Sendo a primeira comunidade a Igreja de SANT’ANA, no Rio de Janeiro, que hoje é considerada Santuário Nacional de Adoração Perpetua (Primeiro Santuário de adoração Perpetua no Brasil). Instalado no dia 13 de Maio de 1926. Em dezembro do mesmo ano chegaram os Espanhóis vindos do Chile, Padre Obriazola, Padre Dant Cokio e Padre Pouper. A partir dai forma-se a primeira comunidade dos Sacramentinos no Brasil, que depois se estendeu para Belo horizonte.

Hoje estamos presente no Estado de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Fortaleza. Até o ano 2011 era chamada Província de Santa Cruz, nesse mesmo ano viveu o processo de unificação com a Província de Argentina e Chile, Chamada Província Imaculada Virgem. Unificadas as duas províncias passam a se chamar de Província Nossa Senhora de Guadalupe, ficando conformada pelos três países… Brasil, Argentina e Chile.

Cúria Provincial: São Pedro Julião, nº 12, Bairro Dom Cabral – Belo Horizonte/ Minas Gerais – BRASIL | Tel.: +55 31 3213.8288.

Provincial: Pê Marcelo Carlos da Silva, sss.

Colaboração – Texto: Pe. Joel Fernandes Lopes, SSS.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print