Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

Experiência Eymardiana – 2025

3º Dia, quinta, 10 de julho.

Fomos conduzidos à quinta meditação, que nos levou a contemplar os desafios da vocação na Igreja hoje, à luz da espiritualidade e da missão sacramentina. Meditamos especialmente os números 1 e 3 da Regra de Vida, redescobrindo nossa identidade como filhos e filhas de São Pedro Julião Eymard, chamados a aprofundar, renovar e promover os mistérios da Eucaristia.

A partir do sacramento do Batismo, compreendemos o nosso compromisso com a Igreja em suas diversas expressões: na vida familiar, religiosa e comunitária. Refletimos sobre as etapas da vocação: oração, testemunho e contato e a necessidade de vivermos um discernimento contínuo, especialmente na caminhada de formação e na escuta sinodal.

Um dos pontos fortes das partilhas foi a constatação de desafios concretos: a falta de unidade comunitária, os reflexos da polarização da sociedade dentro da Igreja, a ausência de testemunho coerente, e a cultura do fazer, que muitas vezes sufoca o ser sacramentino. Falta-nos um coração moldado pela oração, um avivamento espiritual e a acolhida fraterna, que é fruto de um verdadeiro encontro com Jesus Eucarístico.

Recordamos que, no Cenáculo, espaço simbólico e real desta experiência, somos constantemente enviados por Jesus a levar a Boa Nova a todos, sem exceção. Diante disso, ficou a pergunta fundamental: que trabalho precisamos realizar hoje para que possamos colher os frutos da missão no futuro e transformar este cenário? A resposta começa na escuta do Espírito, na vida de oração e no cultivo sincero da fraternidade. A obra de Deus continua em nós, se formos dóceis ao Espírito Santo.

Equipe de comunicação:
Nov. Ir. William, Nov. Ir. Gabriel, Franco, Post, Jean Victor, Asp e João Henrique, Asp.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print