Aconteceu nos dias 9 e 10 de setembro o encontro internacional de formadores. A ação faz parte do projeto do Conselho Geral para a formação continuada e foi coordenada pelo Pe. Anaclet Bambala, sss, Vigário e Conselheiro Geral e pertencente à República Democrática do Congo. O Pe. Agostinho Maholele, sss, como membro da comissão, também facilitou este momento importante para a vida da Congregação, por meio das províncias que são acompanhadas no âmbito da formação.
Nos dois dias de formação, participaram cerca de 40 formadores dos pré-noviciados, noviciados e escolasticados das diversas províncias.
O primeiro dia foi assessorado pelo Pe. Anthony McSweeney, sss, (foi superior geral e participou da reformulação da Regra de Vida que, atualmente, celebramos os 40 anos da sua nova versão aprovada pela Santa Sé). O religioso desenvolveu o tema Regra de Vida a partir de uma nova compreensão de missão, harmonizando a vida contemplativa com a vida Apostólica, dentre outros pontos históricos vivenciados pela equipe, que se colocou disponível para, seguindo o Concílio Vaticano II, atualizar a Regra de Vida.
No segundo dia, o Pe. Hans Van Schijder, sss, nos brindou com uma reflexão sobre o Fundador São Pedro Julião Eymard, a Regra de Vida e a Teologia que ela contém.
Nos dois dias, os religiosos, em grupos de reflexão, dialogaram sobre as temáticas e responderam a perguntas sugeridas pela equipe de coordenação.
Foram dias bonitos e com reflexões importantes para que os formadores sigam iluminados pelo Espírito Santo em seus trabalhos formativos.
Da Província Nossa Senhora de Guadalupe, participaram o Mestre do Noviciado Latino-americano, Pe. Francisco Mendy, sss, o Diretor do Escolasticado, Pe. Jesus Neres, sss, e o formador do Pré-Noviciado, Pe. Elissandro Santana, sss.
De Quito, no Ecuador, Pe. Elissandro Santana, sss, (Membro da Comissão Internacional de Formação – CIForm).