Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

ALLS Encerra Primeiro Semestre de 2020

Projeto Quatro Casas em Tempos de Pandemia

 

A Associação dos Leigos e Leigas Sacramentinos – ALLS – iniciou 2020 com muitos projetos e desde Janeiro a Coordenação Provincial – Ilza C. Bicalho, Herbênio Cassiano, Ricardo Cabral, Virgínia Alves e Terezinha Breder – vem trabalhando com as Comunidades Locais, sempre animando e motivando, buscando formas de estimular a participação de cada um.

O ponto de partida foi a elaboração do tema central para enriquecer a espiritualidade leiga e trabalhar a formação pessoal e de vida comunitária, sempre ressaltando os três pilares: oração, fraternidade e serviço. Assim, desde Fevereiro os Roteiros de Formação Continuada vêm desenvolvendo estudos a partir do Tema Central: Os Pilares Fundamentais da Comunidade: Casa da Palavra – Casa do Pão – Casa da Caridade – Casa da Missão. Este trabalho foi acompanhado desde o início e ao longo de todos os meses pelo Superior Provincial, Pe. Marcelo Carlos Silva, sss, que ajudou a definir e propor metas.

No mês de Fevereiro todo o processo formativo aconteceu de forma natural, sem que grandes mudanças acontecessem, mas… A novidade do Coronavírus bateu às portas e palavras como pandemia, distanciamento e isolamento passaram a fazer parte do cotidiano do mundo. Todos tiveram que se adaptar, encontrar uma nova forma de se encontrar, de trabalhar, de manter viva a chama da fé, e principalmente manter a saúde. É certo que infelizmente muitos tiveram que conviver com a experiência da doença desconhecida ou mesmo a perda de pessoas queridas, sendo urgente que cada um se reinventasse e seguisse um processo de evolução natural no novo tempo que se fez presente.

E como não seria diferente, as Comunidades Locais aprenderam uma nova forma de ser ALLS, com cada leigo/leiga aprendendo a preparar o “cantinho sagrado”, o “altarzinho doméstico”, fazendo de sua própria mesa, a “mesa da refeição”, “lugar de encontro”. As Coordenações Locais se empenharam e os leigos foram a cada mês se adaptando para manter contato e viver essa nova experiência. Não podemos dizer que tudo foi fácil e que as coisas simplesmente aconteceram. Não. Foi um aprendizado. Mas vimos acontecer uma “revolução”, pessoas com pouca ou nenhuma intimidade com a tecnologia, com as redes sociais e com as mídias que nos cercam, foram capazes de ir além, superar barreiras, romper com o “não consigo” e assim participar ativamente do processo formativo mensal.

Encerramos o primeiro semestre de 2020 com a certeza de que hoje somos uma Associação mais forte, mais unida e mais dinâmica. Conseguimos fortalecer laços de uma forma que parecia impossível. Cada um, cada uma, fez o seu “algo a mais”, buscou, pediu ajuda, ajudou, se interessou, quis conhecer, e principalmente, como nos ensina São Pedro Julião Eymard, esteve “sempre a caminho, porque Deus chama hoje e amanhã será tarde demais”.

Tudo que realizamos com certeza é obra do Espírito Santo, e Jesus vem nos lembrar no Evangelho de João: “Sem mim, nada podeis fazer”, e esta é uma certeza que toda a ALLS guarda. Mas, conscientes e comprometidos com os frutos dessa colheita, não podemos deixar de parabenizar a todos pelo empenho, pelo SIM absoluto, pela superação de barreiras e pelo desejo incansável de SER e FAZER Igreja.

Fica também o nosso agradecimento aos colaboradores que a cada mês preparam os Roteiros de Formação, dedicando tempo, estudo e pesquisa para que o melhor pudesse chegar até os leigos. Que Deus retribua esta dedicação, amor e carinho que tiveram com a ALLS.

Agora vamos nos preparar para os próximos meses, reagindo de acordo com a realidade que se apresentar. Temos certeza que até aqui Jesus caminhou conosco: “Não ardia o nosso coração enquanto Ele nos falava?”. Assim foi o nosso primeiro semestre de 2020, um semestre em que não fomos derrotados por um vírus!!!

 

Terezinha Breder

Secretária Provincial

ALLS

São Pedro do Avaí – MG

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print