Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

MENSAGEM DO PROVINCIAL  pela retomada da Adoração Noturna Igreja Sant’Ana / Santuário Arquidiocesano da Adoração Perpétua

Rio de Janeiro, 17 de agosto de 2025

MENSAGEM DO PROVINCIAL  pela retomada da Adoração Noturna

Estimado Pastor desta Igreja particular tão querida da Arquidiocese do Rio de Janeiro,

Dom Orani João Cardeal Tempesta: saudações eucarísticas! Salve Jesus Sacramentado.

(na pessoa do senhor, saúdo a todos os meus irmãos sacramentinos presentes nesta celebração, padres da arquidiocese, diáconos, bem como os corajosos e comprometidos Adoradores Noturnos e da Guarda de Honra).

Impossibilitado de estar presente nesta tarde celebrativa, devido a uma agenda assumida anteriormente, faço chegar por meio desta mensagem e do meu representante e membro do Conselho Provincial da Província N. Sra. de Guadalupe, Pe. José Elissandro Santos de Santana, sss, esta cordial mensagem, a fim de externar minha alegria e comunhão por este dia.

Tenho a firme convicção de que retomar a adoração perpétua a noite inteira, bem como promovê-la ainda mais na Guarda de Honra durante o dia, depois da pandemia da Covid19, é só uma das bênçãos que Jesus Eucarístico está nos presenteando no Jubileu dos 450 anos da origem da Arquidiocese do Rio, bem como dos 100 anos da Adoração Perpétua e presença sacramentina no Brasil, nesta Igreja da co-padroeira dos cariocas, a Senhora Sant’Ana. Muitas outras virão ao longo destes jubileus, sem falar no grande Jubileu de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Queridos irmãos e irmãs: neste dia tão especial em que celebramos na Igreja a festa da Assunção de Maria, e na comunidade sacramentina a festa de seu fundador, São Pedro Julião Eymard, o Apóstolo Eminente da Eucaristia, rogamos ao bom Deus que continue enviando boas e santas vocações eucarísticas, adoradoras – diurnas e noturnas – para que neste lugar continue a brilhar o sonho do Cardeal Dom Leme: o de que neste santuário Jesus eucarístico fosse a fonte de força, fé e inspiração para a Arquidiocese do Rio de Janeiro em missão de Igreja sinodal. Que aqui pulsasse o coração eucarístico de Jesus para todas as demais comunidades, unidos pelo mesmo Corpo de Cristo.

Foram meses de planejamento, reuniões, decisões, esforços e empenhos de todos os presentes nesta celebração: desde o nosso primeiro servidor arquidiocesano, Dom Orani João, passando pelo seu vigário episcopal, Pe. Wagner que tem dado grande apoio; o nosso Reitor sacramentino, Pe José Laudares; o vigário paroquial, Pe. Joel Fernandes; passando pela Presidência da Adoração Noturna e Diurna… e por vocês adoradores das diversas noites e horas do dia.  Esforços e empenhos dedicados a campanha de novos adoradores – “Cada Adorador um novo Adorador” – às diversas doações em prol das melhorias do espaço de acolhimento dos adoradores noturnos, a Casa Pio XII, bem como o mutirão de limpeza da ala dos adoradores noturnos.

Enfim, meus irmãos e irmãs: passados quase 100 anos da fundação desta obra eucarística de rara beleza da fé católica, temos a consciência de que os desafios para mantê-la são muitos, é verdade! Mas, também acreditamos que as possibilidades são inúmeras e maiores, pois nestes meses de preparação vimos a dedicação da arquidiocese, do Rio, de Dom Orani; a solidariedade de padres da arquidiocese, de diáconos permanentes e dos religiosos sacramentinos; de todos vocês adoradores presentes.

Finalmente chegou o dia de começarmos a colher os frutos de tão honrosa retomada do trabalho a Jesus Eucarístico como Santuário de Adoração Perpétua. E como Igreja Sinodal, peregrina de esperança, movida pela força do Cristo, Pão da Vida, seguiremos perseverantes e comprometidos. Pois, como diz São Pedro Julião, modelo de adorador e servidor: “Feliz aquele que encontrou Jesus na Eucaristia, e na Eucaristia todas as coisas”.

Pedindo a intercessão de Maria, modelo discipular da Igreja e de S. Pedro Julião Eymard, modelo de adorador e servidor de nosso santuário, sigamos firmes e comprometidos rumo ao jubileu de mais 100 anos deste santuário.

“E viva Jesus Sacramentado!”

Unidos na fraternidade eucarística,

Pe. Marcelo Carlos da Silva, sss

Superior Provincial da Província N. Sra. de Guadalupe