Unificação das Comunidades de Leigos e Leigas Sacramentinos de Caratinga.

Éramos duas Comunidades em Caratinga MG: Coração Eucarístico de Jesus e Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento. Mas precisávamos nos unir mais, formar um grupo forte para juntos servir melhor ao Senhor. E tudo aconteceu assim, esta é a nossa história Sagrada:

Queridos irmãos, esta decisão foi tomada depois de muito discernimento, oração e serenidade. Esta ideia tem sido ruminada e discutida há alguns anos, mas ainda não tinha chegado o momento certo. E este ano, passando por este período de pandemia e de intensidade diante das relações humanas, vivenciando o isolamento, a distância entre irmãos, tantas normas a serem seguidas, tantas perdas, enfim, ‘Este é o dia que o Senhor fez para nós; alegremo-nos e N’Ele exultemos”, a decisão foi tomada!!

Toda a Coordenação Provincial, juntamente com o Superior Provincial, acompanhou todo o processo, iluminando, esclarecendo, procurando a melhor forma de agir, buscando realizar aquilo que Deus espera de cada um. Foram meses de conversa e oração! Sempre a caminho! E sempre de forma orante, fraterna e servidora!!

As duas comunidades já vinham se reunindo em conjunto, sempre em unidade nas celebrações e nos eventos, acompanhadas de perto e ao longo do trajeto pelo Diretor Local. Pe. Alejandro deu o suporte necessário, acompanhou e orientou. Ele conversou com cada um, ouviu e acolheu cada opinião.

Por razões práticas, uma só data de encontro já facilitava o dia-a-dia de todos e também para manter a afetividade, para diminuir as distâncias e atenuar um pouco os transtornos causados pela pandemia. As duas comunidades separadas formavam cada uma um pequeno e modesto grupo e como acontece com todas as comunidades, às vezes alguns não podem participar presencialmente ou mesmo de forma on line, mas juntos somam forças, aumentam o ânimo, crescem individual e coletivamente. Tudo isto foi decisivo e norteou a unificação.

O Espírito Santo foi tão suave e tão perfeito que as duas coordenações locais também se fundiram, formando uma só, demonstrando maturidade na fé e entendimento daquilo que Deus espera de cada um. Cada leigo assumiu sua vocação e sua responsabilidade diante do carisma eymardiano, manifestando assim sua vocação eucarística.

Então é com muita satisfação que dou a vocês todos que formam esta família a notícia de que no dia 14 de Maio passamos a ter entre nós a COMUNIDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO.

Um abraço fraterno,

Coordenação Provincial

Ilza, Herbênio, Terezinha, Virgínia e Ricardo

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.