Servitium Christi

foto-16-servitiumQue é Servitium Christi?

Dito de forma simples, Servitium Christi é o Instituto Secular do Santíssimo Sacramento. Um instituto Secular é uma maneira reconhecida de viver a Vida Consagrada (quer dizer, com os três votos de castidade, pobreza e obediência) mas permanecendo no mundo secular e não instalado em uma comunidade religiosa. Cada Instituto Secular tem sua própria espiritualidade. A espiritualidade do Servitium Christi é a espiritualidade Eucarística de São Pedro Julião Eymard (1811-1868).

Nossa história

Nosso Instituto foi fundado na Haia, Holanda, em 1952, pelo Pe. Godfrey Spiekman, sss, quando ele era Superior Geral da Congregação do Santíssimo Sacramento. O fez, respondendo ao desejo implícito de São Pedro Julião Eymard que incluiu sempre a seculares em sua missão, e que o sonho de São Pedro Julião pode fazer-se realidade. As fundadoras foram duas mulheres holandesas, Ton Golsteijn e Han Bollen que mais tarde uma substituiu a outra como Diretora Geral. O instituto cresceu e agora temos membros em lugares tão extensos como Holanda, Brasil, Chile, Vietnam. As Filipinas, EUA, Gram Bretanha e Irlanda.

Nossa Espiritualidade

Como membros do Servitium Christi, nos esforçamos por fazer de Jesus na Eucaristia o centro de nossas vidas. Tiramos nossa força de nossa Missa Diária, de nossa hora de oração na Presença do Santíssimo Sacramento e compartilhando a Oração da Igreja. Dedicamos também momento de nossos dias a leitura Espiritual e nos mantemos informados dos acontecimentos da Igreja e do mundo. Tudo isso se leva a cabo sob a direção dos Diretores Espirituais.

Nossas Vidas

Cada membro (mulher, solteira ou viúva) vive sua vida de cada dia, ali onde ela se encontre… em sua própria casa, com sua família, compartilhando com amigas. Esforçamos-nos por levar a Presença de Jesus em nós a aqueles com os que trabalhamos e vivemos. Embora sejamos uma comunidade dispersa, estamos estreitamente unidas em e através da Presença de Jesus em nós e em nosso Instituto. Reunimos-nos finais de semana, cinco ou seis vezes ao ano. Estes finais de semana formam uma parte essencial de nossas vidas como membros, pois nos nutrimos mutuamente e nos unimos como comunidade, compartilhando nossas experiências e disfrutamos do apoio e a direção mutuamente, guiadas pela Regra de Vida.
A efeitos de organização, o Instituto está dividido em “Regiões”, a partir de áreas geográficas, língua, número, etc. Cada Região está governada por uma Diretora e seu conselho, por sua vez são responsáveis ante a Diretora Geral e o Conselho Geral.
Os membros são admitidos no Instituto com um compromisso devoto, depois de um período de discernimento e familiarização. Depois de seguir três anos de “Primeira Formação”, os membros podem pronunciar a primeira profissão de votos. Estes votos se renovam anualmente durante seis anos, ao termino dos quais se pode fazer a profissão perpétua dos votos.

Deus te chama?

Porque não considerar a possibilidade? Se experimentas um desassossego ou falta de plenitude em sua condição atual, pode ser Sua maneira de dizer-te: “ Vem e siga-me no Servitium Christi”!