Seminário de Liturgia – 1º dia

Às 20h do dia 14 de outubro de 2020, como programado, teve início o primeiro dos dois encontros do Seminário de Liturgia. Com a saudação inicial e as boas-vindas a todos os participantes, Pe. Marcelo deu a palavra a Dom Hernaldo, que manifestou a sua alegria de poder partilhar com os assistentes um tema tão importante como é a liturgia para a Igreja e a missão sacramentina.

Na sua apresentação Dom Hernaldo destacou que a liturgia é o coração da vida da Igreja e que os Sacramentinos (religiosos, leigos, agentes pastorais, paroquianos, fiéis em geral) “estão chamados descobrir o seu lugar dentro da Igreja do Brasil”. Um ponto destacado da apresentação foi o momento dos 4 pilares… Palavra; Pão; Caridade; ação Missionária que, interligados entre si, não podem ser entendidos isoladamente, sendo eles os pilares que sustentam a Igreja.

Acabado o momento da apresentação de Dom Hernaldo teve início o segundo momento – roda de perguntas – e interação com os participantes ao seminário, leigos sacramentinos, agentes pastorais, fiéis das nossas paróquias e santuários, os religiosos e estudantes da nossa casa de formação tiveram a oportunidade de se manifestar, agradecer, perguntar e interagir. Momento importante e marcante para todos.

Dentre as muitas perguntas ganhou relevância a seguinte: Como sair em missão em tempo de pandemia? a resposta foi iluminada por Dom Hernaldo, nos falando que “é necessário sair de si para perceber o outro; é tempo de cuidar de nós mesmos e também do outro”, reforçou ele.

O Encontro finalizou com o chamado de Dom Hernaldo para “Cuidar da liturgia com carinho para que as celebrações sejam verdadeiras experiências com Jesus Eucarístico”.

Na tarde de hoje, 15 de outubro de 2020, o tema a trabalhar será A Pastoral Litúrgica… esperamos por vocês às 20h.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.