Seminário das Obras Tradicionais

Aconteceu nesta quinta-feira, 10 de junho – através da plataforma Zoom e transmitido pelo YouTube – o V e último Seminário organizado pela Comissão Servidora da Província N. Sra. de Guadalupe, formada por Pe. Francisco Jr., Ilza C. Bicalho, Olga Nagano e Viviane Dutra.

Inicialmente, o objetivo destes cinco encontros era formar os adoradores sacramentinos nos conteúdos do Projeto de Vida da Agregação do Santíssimo Sacramento, mas dada a relevância do assunto, a grandiosidade e riqueza dos temas e ainda o desenvolvimento dos mesmos pelos palestrantes, o público alvo se ampliou, abrangendo assim toda a Agregação e Obras Tradicionais, como a Associação dos Leigos e Leigas Sacramentinos, Juventude Eucarística, Guarda de Honra e Adoração Noturna, sendo aberto também ao público em geral interessado pelo tema.

Aqui um retrospecto do que foi vivido neste tempo de formação:

  • No 1º encontro, o formador foi o Pe. Andrés Taborda, com o tema “Identidade e Missão”, que traçou um caminho de resgate na compreensão do contexto histórico e a prática eucarística para melhor celebrar, adorar e testemunhar o carisma eymardiano.
  • No 2º encontro, Dom Jorge, com o tema “Uma vida plasmada pela Eucaristia”, indicou como viver conforme nosso fundador, Santo Eymard, segundo o Espírito, com ternura no coração, compaixão nas ações e cuidado com os irmãos.
  • O 3º foi partilhado pelo Superior Provincial, Pe. Marcelo Silva, com o tema “Missão e Serviço”, ressaltando que a vida fraterna só tem sentido se for servidora, solidária e comprometida com a construção de um mundo de justiça, paz e esperança.
  • Para o 4º encontro, desenvolvido por Pe. Francisco Jr., que é coordenador da Equipe Servidora da Província, o tema escolhido foi “Admissão e Formação Permanente”, onde o mesmo destacou que a formação é um dom que alimenta a vivência pessoal e reacende a paixão pela vocação eucarística.
  • E finalizando, o 5º dia de Seminário contou com a presença de Pe. Eugênio B. Martins, Superior Geral da Congregação, que refletiu sobre o tema “Organização e Governo”, onde mesmo com as abordagens práticas próprias deste tópico não deixou de envolver os participantes de forma sensível e de profunda espiritualidade, sempre à luz da atualidade e dos acontecimentos do mundo, traçando assim um paralelo entre conhecer, se encantar, se identificar e viver verdadeiramente o carisma eucarístico sacramentino, assumindo-o em todas as suas dimensões, como formação, partilha eucarística, partilha da mesa e convivência fraterna em comunidade. Nas palavras do próprio Pe. Eugênio, “É preciso ser encantadores de vocacionados, com alegria e felicidade. Precisamos ser modelo e caminho para a realização dos planos de Deus, sempre com testemunho de solidariedade a partir da experiência do Cristo Ressuscitado, criando ambientes acolhedores, humanos e misericordiosos.”

E assim ficam marcados estes momentos de aprendizado e reflexão. A Coordenadora Provincial da ALLS, Ilza C. Bicalho, expressou o que significaram estes encontros: “Não poderia deixar de agradecer a todos que se dedicaram às formações. Encerrando hoje todo este trabalho de escuta e de leitura, podemos nos sentir mais preparados para compreender, praticar e nos envolvermos no sonho de nosso fundador, São Pedro Julião Eymard.”

Terezinha Breder

ALLS

São Pedro do Avaí – MG

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.