Retiro virtual orientado pelo Ir. Joseph Elibien, SSS

A comunidade dos Leigos e Leigas Sacramentinos de Uberaba, acatando sugestão de nosso provincial, Padre Marcelo, realizou o retiro espiritual nos dias 7 e 8 de agosto de 2020, utilizando o texto com o tema: “Espiritualidade Eucarística e Família Eymardiana”, em memória à data celebrativa de nosso Fundador, São Pedro Julião Eymard (calendário litúrgico: 02 de agosto).

Ir. Joseph Elibien dirigiu o retiro através do Google Meet, levando-nos a aprofundar o tema com ênfase na abordagem de aspectos relevantes na vida de Padre Eymard que o conduziram ao ápice da vocação eucarística:

  • A relação com seu batismo, a ponto de eleger duas datas para comemorar seu nascimento: o dia 04/02/1811, seu natalício, e o dia 05/02/1811, seu batismo e nascimento para a vida cristã.
  • O amor como fonte da vida cristã: Deus nos amou primeiro! Ele nos deu seu Espírito! Padre Eymard soube transcender da espiritualidade da dor para a do Amor.
  • A Eucaristia como fonte, ápice e cerne da vida cristã e comunitária.
  • Sua experiência de proximidade com os leigos (a exemplo de sua direção espiritual a Senhora Nathalie Jordan) e sua relação de sensibilidade com as belezas da natureza: “Não esqueçais meu rochedo” – ao referir-se a sua experiência no retiro de Saint Romain.

A comunidade encerrou o primeiro dia do encontro com o compromisso de refletir sobre os principais aspectos que nos identificam com a espiritualidade eymardiana, considerando a Eucaristia o cerne da vida cristã, além de meditar sobre suas virtudes humanas e cristãs que permitem cultivar a permanência no amor de Deus.

No segundo dia, foram recolhidas as partilhas advindas da reflexão de que a fraternidade, o acolhimento, a solidariedade, a compaixão, a oração frequente, as Eucaristias constituem o caminho para uma vida segundo o carisma de Padre Eymard. Outro aspecto, objeto de reflexão baseia-se na vivência da Eucaristia como força que impulsiona o enfrentamento das adversidades cotidianas, não menos importantes que o atual contexto de pandemia, por todos vivenciado.

Ao término do segundo dia, os participantes foram unânimes em reconhecer a importância desse momento de retiro, orientados por. Ir. Elibien que tão prontamente aceitou a missão de refletir com nossa comunidade.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.