Paróquia do Santíssimo Sacramento de Santiago de Chile celebra a festa da Divina Pastora junto á Comunidade Venezuelana.

No domingo 13 de janeiro, o Padre Julián Acevedo Durán, SSS junto á Comunidade Venezuelana que pertence a Paróquia Santíssimo Sacramento de Santiago de Chile, celebrou a festa de A Divina Pastora, tradição que data do século XVII e que é celebrada cada ano com uma procissão multitudinária e fervorosa.  A continuação segue uma breve história sobre sua origem:

A veneração é vinda de Sevilla (Espanha) por intermédio de um Padre Capuchino (Isidoro de Sevilla) que em um dos seus sonhos recebe a imagem da Divina Pastora. O artista Alonso Miguel de Tovar faz um quadro detalhado da Divina Pastora com a visão que o Padre Isidoro teve no seu sonho.  “Com um chapéu de pastor, coberta por um mato azul, segurando em sua mão esquerda o menino Jesus e a sua mão direita apoiada sob um cordeiro… recebeu o nome de Divina Pastora das almas”

O escultor Francisco Ruiz Gijón realiza também uma imagem da Divina Pastora e no ano 1705 é realizada em Sevilla a primeira procissão.

O Pároco do Povo de santa Rosa, na Venezuela, encomendou uma imagem da Imaculada Conceição a um escultor da Espanha, no lugar dela chegou a imagem da Divina Pastora, no intuito de levar de volta, a imagem tornou-se pesada demais, o que levou a pensar que ela não queria ir embora desse lugar.

Em 1855, desatou-se na Venezuela uma terrível epidemia de cólera. Muitas famílias de santa Rosa de Barquisimeto foram dizimadas por esta terrível doença. Sem medicamentos para combater a doença, os moradores decidiram realizar uma processão, com a imagem da Divina Pastora, pelas ruas da cidade para suplicar por um milagre.

O Pároco pediu insistentemente pelo milagre que aconteceu esse mesmo dia, a epidemia de cólera havia acabado e por causa deste fato tão importante, cada 14 de janeiro se realiza a procissão que é multitudinária e com muita devoção onde a imagem da Divina Pastora percorre a cidade abençoando mais uma vez seus filhos.

Desejamos a toda a Comunidade Venezuelana, tanto do Chile quanto do mundo todo, uma feliz festa da Divina Pastora.

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.