Ordenação de Monsenhor Hernaldo: conheça mais detalhes sobre a grandiosa celebração na Boa Viagem

Ad Perpetuam Rei Memoriam…

“VINDE COMER”

LEMA EPISCOPAL DE SUA EXCELÊNCIA REVERENDÍSSIMA DOM HERNALDO PINTO FARIAS, SSS, BISPO ELEITO DE BONFIM – BA.

Na bela manhã dominical e com temperatura amena na cidade de Belo Horizonte, no interior da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Boa Viagem, igreja essa que até então é Sé Arquiepiscopal da Província Eclesiásticas de Belo Horizonte, e também: SANTUÁRIO ARQUIDIOCESANO DA SANTÍSSIMA EUCARISTIA – ADORAÇÃO PERPÉTUA, foi ordenado epíscopo para a Igreja Particular de Bonfim, Bahia, o presbítero sacramentino: Hernaldo Farias.

A igreja que é pequena em tamanho, mas magnífica em acolhimento, esteve repleta para o Solene Pontifical presidido pelo Sr. Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da CNBB, Sua Excelência Reverendíssima, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, no qual, o mesmo como Sagrante Principal e tendo como Consagrantes, Dom Aldo Di Cillo Pagotto, sss, Arcebispo Emérito da Paraíba e Dom Jorge Alves Bezerra, sss, Bispo Diocesano de Paracatu – MG, sagrou-se na data de 15 de setembro de 2019, Dom Hernaldo – Bispo da Santa Igreja.

Presenças importantes

Numerosa presença de padres, sendo esses vindos da Arquidiocese de Belo Horizonte, das Dioceses de Bonfim, Itabira/Coronel Fabriciano, Sete Lagoas e Crato, dos Cenáculos Sacramentinos de Fortaleza, Rio de Janeiros Sete Lagoas e Caratinga. Também bispos amigos de Dom Hernaldo, vindos de São Paulo e outros estados. Alguns diáconos e, dentre esses, dois de Bonfim que ansiosos aguardam o Bom Pastor que os ordene ao presbiterato e assim ao serviço à Igreja no segundo grau no Sacramento da Ordem. Presença fecunda de religiosos e religiosas seminaristas sacramentinos e arquidiocesanos, fiéis peregrinos do Santuário da Adoração Perpétua, paroquianos da Boa Viagem e visitantes outros, vindos de: Caratinga, Sete Lagoas, Uberaba, Paracatu, Rio de Janeiro, Fortaleza, Vitória da Conquista e de Senhor do Bonfim na Bahia, tornaram a belíssima Eucaristia, participativa e orante. Há que se notar a harmonia e o encanto da Schola Cantorum que com músicas litúrgicas muito bem escolhidas, estando nós no maravilhoso templo neogótico quase que nos víamos no Céu.

Nessa bonita musicalidade nomeamos e agradecemos o empenho do Sr. Maestro Cláudio Eduardo Batista e de Geralda Rita Almeida, que ao lado dos demais membros do Coral São Pedro Julião Eymard, trouxeram encanto e oração aos nossos ouvidos…

Sem contar as inúmeras horas de empenhado ensaio, no Jardim Interno da Catedral. Entre tantos que embevecidos estavam com tamanha beleza de acontecimento religioso, notava-se os familiares de Dom Hernaldo e dentre esses, sua irmã. Destacamos com alegria a ilustre presença dos Metropolitanas de Feira de Santana Dom Zanoni Demettino Castro e de Vitória da Conquista, o grande Dom Luís Gonzaga Silva Pepeu, OFMCap, respectivamente os servidores primeiros das Províncias Eclesiásticas de onde atuará Dom Hernaldo e também de onde o mesmo nasceu. Registramos felizes a bondade de terem comparecido, as ilustres autoridades municipais da cidade de Senhor do Bonfim, Bahia, a Sé do NOVO BISPO: Sr. Carlos Brasileiro, DD. Prefeito Municipal, com a Primeira Dama, Sra. Maria de Fátima Brasileiro. O Sr. Vice-prefeito José Antônio Oliveira e sua digníssima esposa, Sra. Neide Rios Oliveira.

Às 10 horas da manhã desse belo 15 de setembro, às voltas da primavera, XXIV Domingo do Tempo Comum e Solenidade de Nossa Senhora da Piedade, Padroeira do Estado de Minas Gerais, pudemos ver o nascimento de mais um bispo para dignificar a Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica na República Federativa do Brasil.

Mencionamos com gratidão a presença do Revmo. Padre Jarbas, Administrador Diocesano de Bonfim, que nesse período de Sé Vacante com a transferência e nomeação de Dom Francisco Canindé Palhano para a Igreja Particular de Petrolina, proveu a diocese supra citada de um governo coeso, harmonioso e orante, até que o Santo Padre o Papa Francisco, anunciasse Dom Hernaldo para o Ordinariado Local. E também uma outra presença que aqui é sempre motivo de alegria o recebê-lo, o grande mineiro da cidade de Araguari e ex Reitor do Santuário Arquidiocesano, escolhido esse, para se dar tão belo momento de fé, o Revmo. Padre Eugênio Barbosa Martins, sss, Superior Geral da Congregação do Santíssimo Sacramento e 14° Sucessor de São Pedro Julião Eymard, atualmente morando em Roma.

Do Padre Marcelo Carlos da Silva, sss, Superior Provincial dos Religiosos Sacramentinos para os países: Brasil, Chile e Argentina, sendo o mesmo como pároco e reitor da Boa Viagem, o grande anfitrião e quem com empenho ao lado de muitas equipes prepararam a acolhida e providências tantas para o bom êxito de vermos nascer um outro Sucessor dos Apóstolos. O Sr. Vigário Paroquial, Padre Renivaldo Bruno da Cruz, sss, que como Segundo Cerimoniário, ao lado de Padre José Geraldo Sobreira, Primeiro Cerimoniário, deram um toque de leveza, oração e simplicidade na tocante Ordenação Episcopal.

Por tudo isso: Demos Graças a Deus!

Em tempo:
O que aqui se deu, fica registrado para a história com as fotos e filmagens da Pascom da Diocese de Bonfim e da igreja Nossa Senhora da Boa Viagem nas atuações de Gláucio Junqueira (cinegrafista), Patrícia Ribas (fotógrafa) e João Araújo Coelho (fotógrafo) e Ronaldo Ilário (som).

Agradecimentos
Os supra citados com diligência e empenho, muito ajudaram o ora sacristão, nos inúmeros trabalho desse monumental e inesquecível dia que nos levaram às lágrimas. Agora nossas orações e preces ao Sr. Bispo e seus diocesanos que por mais de um ano aguardam ansiosos e com orações ao Senhor Jesus Cristo, por UM PASTOR.

 

“FELIZ AQUELE QUE ENCONTROU JESUS NA EUCARISTIA

E NA EUCARISTIA TODAS AS COISAS”.

(São Pedro Julião Eymard).

 

Texto: Raimundo Alves Costa ( Sacristão Boa Viagem)

Fotos: João Araújo Coelho

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print