São Pedro Julião Eymard

foto-12-sao-pedro-juliao-vitralSão Pedro Julião Eymard,

Fundador da Família Sacramentina

“Adveniat Regnum Tuum Eucharisticum”

Venha o teu Reino Eucarístico

“São Pedro Julião Eymard, interpelado pela ignorância e indiferença religiosa, buscou uma resposta às necessidades de seu tempo” (Regra de Vida, nº 2). Tempo marcado pela miséria da Europa do fim do século XIX. Uma Europa pós-revolução francesa e mergulhada na revolução industrial. Nesse contexto, Padre Eymard foi uma presença sensível à dor dos mais pobres,  tendo a Eucaristia como lugar de partida e de chegada.

Nascimento:

Nasceu no dia 4 de fevereiro de 1811, em La Mure/França, na rua Breuil, às 11 horas da manhã de uma segunda-feira.

Vocação:

Despertado para o seguimento do Senhor, através do Presbiterato, Pedro Julião teve que enfrentar uma grande resistência de seu pai. Após muita luta, seu pai aceitou sua vocação. Pedro Julião foi ordenado Presbítero pela Diocese de Grenoble no dia 20 de Julho de 1834. Em 1839 entrou para os Maristas (Sociedade de Maria), para entregar-se à vida religiosa.

Fundação da Congregação:

Depois de muitos anos como marista, Deus preparou uma obra maior para Padre Eymard, um carisma lhe invadiu o coração: ser fundador de uma Congregação.
Em Paris, a 13 de maio de 1856, após anos de discernimento e consultas, Padre Eymard recebeu a permissão de Dom Sibour, Arcebispo de Paris, para fundar a Congregação do Santíssimo Sacramento.
Pouco tempo depois, Padre Eymard fundou a Agregação do Santíssimo Sacramento e junto com Margarida Guillot, em 1864, fundaram a Congregação das Servas do Santíssimo Sacramento – ramo feminino da Congregação.