Formação do noviciado com Pe. Hernaldo Farias, sss

Os noviços participaram nos dias 16 a 20 de abril, em Sete Lagoas-MG, de uma formação com o Superior Provincial Pe. Hernaldo sobre o tema: ‘Compreensão bíblica da Eucaristia’. Durante a formação, os participantes refletiram sobre as dimensões eucarísticas a partir das fontes das sagradas escrituras, textos dos Santos Padres da Igreja, regra de vida da Congregação, artigos de especialistas e escritos de Santo Eymard.

Para enriquecer a discussão, Pe. Hernaldo também utilizou textos mais relevantes de Êxodo e Deuteronômio que fazem menção a ceia judaica e a ação de Deus no meio do seu povo, que será o memorial para o povo judeu da Páscoa. Todos tiveram a oportunidade de refletirem sobre como toda a narrativa da salvação do povo de Deus tem seu cume em Jesus Cristo, o cordeiro de Deus definitivo. Trabalharam-se também as orações judaicas de bênçãos (berachot, brachá, birkat ha-mazon) na perspectiva de como elas estão ligadas as orações cristãs posteriores.

“Estudamos também as fontes paulinas principalmente o texto da 1ª Cor 11, 17 – 34, bem como o texto de Jo 13, 1-16 (lava pés). Por fim, os presentes montaram um quadro com as dimensões da eucaristia que mais emergiu dos estudos: memorial, renovação (midrash), ritual, libertação, ceia familiar, compromisso, unidade, escatologia, ação de graças, releitura e serviço. Foram dias muito preciosos para animar a comunidade do noviciado para a paixão por nosso carisma, o qual brota do que temos de mais precioso na Igreja: A Eucaristia. Santo Eymard, rogai por nós!”, contou o noviço Felipe Janderson.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.