Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

Formação com o Pe. Andrés Taborda, sss – 02 a 13 de Maio de 2016

1A formação com o Pe. Andrés Taborda, sss, apresentou: A experiência do Pe. Eymard em Saint Romans e o Dom de Si pelo Voto da Personalidade; os quais nos permitiram percorrer brevemente a trajetória espiritual do fundador para entender melhor seu carisma e aprofundar na espiritualidade da nossa Congregação.

A experiência de Saint Romans é à base da espiritualidade eucarística eymardiana, vivência sumamente significativa e excepcional para levar o fundador a uma mudança de perspectiva espiritual. Isto é, passar de uma espiritualidade rigorista a uma espiritualidade do amor. A partir da contemplação da natureza, Eymard descobre o amor de Deus para com o homem, este amor divino concretiza-se na Eucaristia. Nessa perspectiva, o Pe. Eymard refere-se constantemente a Saint Romans para ressaltar o amor e a bondade de Deus, base do seu itinerário espiritual tal como confirma as correspondências a Senhora Jordan (CO 263; 971; 2011 etc.)

O Dom de Si, encontramos no centro da espiritualidade e do carisma eymardiano. O Voto da Personalidade feito por Santo Eymard em 21 de Março é o resultado definitivo do seu percurso espiritual a partir do Grande Retiro de Roma. Esta experiência inesquecível da passagem do cenáculo de Jerusalém ao Cenáculo interior, abre um novo rumo para o fundador ressignificando sua vida a partir da entrega total à vontade de Deus para sua santificação pessoal numa perspectiva cristocentrica. Eu vivo, mas não eu; Cristo vive em mim (Gl 2, 20).

Noviços SSS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print