Encontro Vocacional Sacramentino – SAV Fortaleza

Foi com grande entusiasmo que a Pastoral Vocacional realizou, no dia 26 de outubro, mês missionário, na Paróquia e Santuário de São Benedito, mais um Encontro Vocacional Sacramentino. A avaliação pessoal da caminhada vocacional foi a temática regente do encontro, levando aos jovens a importante reflexão da necessidade do autoconhecimento para o bom discernimento de suas escolhas. Como facilitadores deste frutuoso momento, contamos com a presença do psicólogo Dr. Paulo Passos, e também da querida Irmã Elianice, pertencente ao Instituto Servitium Christi.

A manhã formativa iniciou-se com uma calorosa e alegre recepção dos vocacionados pelos religiosos da casa, e, como de costume, partilhou-se de um agradável café da manhã, tornando-se um oportuno momento de acolhida e partilha fraterna.

Dando início a sequência das atividades propostas, nosso promotor vocacional, Pe. Armindo Magalhães Duque sss, conduziu os jovens para um momento de recolhimento oracional diante de Jesus Eucarístico na capela de nosso Santuário. Na ocasião, em lembrança ao mês das missões, a canção Alma Missionária foi entoada e também meditada pelo grupo presente, frisou-se a importância de anunciar o Evangelho de Cristo, sobretudo por meio do exemplo no modo de vida e em práticas concretas de caridade.

O momento seguinte foi assessorado pela Irmã Elianice, que levou os jovens a trabalharem alguns relevantes aspectos do autoconhecimento. Por meio de uma interativa dinâmica, foi indagado aos vocacionados como eles se percebiam no momento presente e quais os comportamentos que eles avaliavam ser necessários melhorar.

Logo em seguida, o psicólogo Paulo Passos direcionou preciosas reflexões sobre a temática do encontro: avaliação pessoal da caminhada vocacional. Paulo ressaltou a importância do discernimento das escolhas, enfatizando a necessidade do reconhecimento e identificação dos valores pessoais de cada um nesse processo. Além disso, o psicólogo destacou que dificilmente irá existir um contexto completamente favorável para a tomada de decisões, o que exige a disposição individual para escuta e execução do chamado de Deus.

Paulo levou aos jovens a percepção prática do que foi exposto, intercalando suas falas com a aplicação de dinâmicas, o que gerou uma bela interação do grupo presente, resultando na aprendizagem participativa por meio de construções coletivas entre os vocacionados. Na ocasião, os jovens mostraram sua criatividade, utilizando de colagens, desenhos e pinturas, e assim, trabalharam a identificação de seus valores pessoais, vivenciando de forma lúdica o processo de discernimento de suas escolhas. As atividades propostas toram-se importante meio para a avaliação pessoal da caminhada vocacional dos presentes.

O encontro culminou em mais um agradável momento de partilha entre os vocacionados e religiosos da casa, acompanhado de um convidativo almoço. Com muita alegria e animados à perseverança, finalizou-se mais uma frutuosa manhã formativa de Encontro Vocacional Sacramentino.

Louvamos e agradecemos a Deus por mais um mês de empenho da Pastoral Vocacional em promover de forma exitosa suas atividades. Agradecemos também a disponibilidade dos nossos facilitadores, Dr. Paulo Passos e Irmã Elianice, que abrilhantaram nosso encontro com suas presenças e preciosas contribuições. Que Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento interceda e abençoe sempre a vida de cada um!

Promotor Vocacional – Regional I              “Que venha Teu Reino Eucarístico”

Pe. Magalhães, sss                                                    www.sacramentinos.com 

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.