Encontro Vocacional – Regional 1

Neste mês de setembro, dia 23,  o encontro vocacional foi o último do ano com a presença de todos os nossos jovens, e aconteceu na Paróquia Santíssima Trindade, no bairro José Walter, em Fortaleza. Para celebrar a unidade e fraternidade do Regional 1, que trabalha em comunhão com toda a Província de Guadalupe, fomos recebidos com um café da manhã e com muita alegria!

No tempo de oração, contemplamos a espiritualidade junto à Nossa Senhora, mãe virgem de Jesus na Eucaristia, São Pedro Julião Eymard e o Círio Pascal, presença viva do Espírito Santo. A palavra de Deus estava conosco, para iluminar nossos pensamentos e corações.

O ponto alto da manhã se deu na palestra, ministrada com maestria pelo nosso psicólogo Dr. Paulo Passos, que deixou cada vocacionado bem à vontade em sua forma de expressar-se, proporcionando um clima agradável de conhecimento de si mesmo e do outro.

A dinâmica foi realizada, convidando-se cada vocacionado a caminhar e contemplar as palavras, suscitando o desejo de cada um em falar ou calar sobre temas variados, apresentados em palavras e imagens, que estavam ligadas diretamente ao seu interior, neste momento bem particular de DISCERNIMENTO.

AMOR, CAMINHADA, PERSISTÊNCIA, HONESTIDADE, SOLIDARIEDADE, ESPERAR, CORRER, OTIMISMO, CERTEZA, COMPROMISSO, ORAÇÃO, PERSEVERANÇA, ACOLHIDA, COMUNIDADE E CARIDADE são apenas exemplos de algumas das palavras escolhidas pelos jovens para dizerem o que estavam sentindo àquela hora e que refletiam os passos que trilharam até agora em sua caminhada vocacional.

A mediação do psicólogo nos proporcionou a grata surpresa de perceber que alguns jovens, que até então eram tímidos, puderam evoluir na sua jornada, fruto do trabalho em conjunto de toda equipe do SAV. Não obstante, esta foi uma grande oportunidade de autoconhecimento, pois puderam também se ouvir e inter-relacionar o que exprimiam sobre si mesmos.

Finalizamos a manhã com um almoço fraterno preparado com carinho pela equipe da comunidade Santíssima Trindade, assim como informes e conversa casual.

Pe. Armindo Magalhães Duque, sss
Promotor da Pastoral Vocacional – SAV regional 1

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.