ENCONTRO VOCACIONAL R I

No último mês de agosto, mês das vocações, dando continuidade às atividades do ano de 2019, a Pastoral Vocacional realizou na Paróquia São Benedito mais um Encontro Vocacional Sacramentino. Esta realização foi abrilhantada com a presença do Superior Provincial Pe. Marcelo Silva sss, e do querido Pe. Alejandro Fábio sss do Cenáculo José Walter, além de ter contato com a animação musical do coral Rosa de Lisieux. A Vocação Eucarística foi a temática leme que dirigiu toda a manhã formativa.

A vivência e partilha fraterna faz parte da dimensão da vida sacramentina, desse modo, o momento iniciou-se com um animado café da manhã, tornando-se uma agradável ocasião de acolhida para os jovens.

Em seguida, a dinâmica de realização do encontro contou com a recepção de nosso promotor vocacional, Pe. Armindo Magalhães Duque sss, aos jovens e aos religiosos presentes, passando a palavra ao Superior Provincial Pe. Marcelo Silva sss, que fez a condução inicial do momento. Pe. Marcelo falou aos vocacionados da alegria de tê-los presentes, frisando que, embora não seja fácil o caminho de busca e discernimento vocacional, certamente o fruto da perseverança levará cada um a suas escolhas fundamentais de vida. Após o momento, nosso Superior Provincial conduziu a leitura e partilha do Evangelho segundo São Lucas (24,13-35), levando aos jovens a apreensão da passagem dos discípulos de Emaús.

A continuidade da manhã formativa ficou aos cuidados de Pe. Alejandro Fábio sss, que conduziu importantes reflexões acerca da temática do encontro: Vocação Eucarística. Pe. Alejandro iniciou sua palestra enfatizando que todas as vocações da Igreja surgem com o chamado de Jesus, nesse sentido, para que se tenha um efetivo discernimento é imprescindível que aconteça um encontro verdadeiro com Aquele que chama – Jesus. Desse modo, a intimidade com Jesus por meio da oração é a base para a essência de uma vida eucarística. O Palestrante também ressaltou como dimensão da vocação eucarística a partilha da vida fraterna em comunidade, sendo a convivência e o serviço ao próximo uma grande graça que nos uni a Deus. O exemplo de São Pedro Julião Eymard também foi destacado por Pe. Alejandro, que apresentou um pouco de sua trajetória de amor e entrega por Jesus Eucarístico, convidando os jovens presentes a um posterior aprofundamento na vida de nosso fundador sacramentino, grande mestre para a apreensão e aprofundamento da vocação eucarística. Por fim, foi colocada em evidência a reflexão de que a contemplação eucarística nos coloca em constante movimento, impulsionando-nos sempre a uma missão de serviço comunitário.

Após a frutuosa palestra de Pe. Alejandro, marcada por preciosos ensinamentos formativos sobre as dimensões da Vocação Eucarística, a manhã do Encontro Vocacional Sacramentino prosseguiu com um círculo de partilhas entre os jovens sobre suas impressões quanto à temática que foi abordada.

O momento culminou com mais uma partilha fraterna, encerrando a manhã de convivência com um agradável almoço junto aos religiosos da casa.

Louvamos a Deus pelos esforços empreendidos pela Pastoral Vocacional para esta realização. Agradecemos imensamente aos religiosos participantes – Pe. Marcelo Silva sss e Pe. Alejandro Fábio sss – que contribuíram para mais um momento tão rico na vida de nossos vocacionados, sendo de grande valia para direciona-los ao seu discernimento vocacional. Que Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento interceda sempre pela vida e ministério de cada um!

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.