Encontro Vocacional – Regional I

ENCONTRO VOCACIONAL26/08/2017

Neste mês vocacional de agosto, seguimos à programação de encontros do SAV – Regional I com o tema: “A Vocação Eucarística de Pe. Eymard”.

Iniciamos a manhã com um café fraterno, compartilhando os momentos vividos desde a última formação. Tivemos um momento de oração, e fomos recebidos num ambiente preparado com símbolos que nos convidam a refletir sobre a temática do dia: Uma imagem do Pe. Eymard, um exemplar da nossa Regra de Vida, e do Projeto de Vida, uma imagem de Cristo à mesa no momento da partilha do pão com os discípulos de Emaús.

A palestra foi conduzida por nossa leiga sacramentina Epiane Evangelista, que brilhantemente ressaltou a importância de nos aprofundarmos na vida e obra de nosso fundador, São Pedro Julião Eymard, durante a caminhada para o discernimento de nossos jovens, a fim de que amadureçam no seu amor à Eucaristia.

Padre Eymard, resiliente desde a mais tenra infância e juventude não desistiu do sonho de tornar-se padre, estudando e dedicando-se à oração. Como religioso Marista, foi cativado pela entrega de Nossa Senhora: Jesus, nosso Salvador. Sua austeridade e oração demonstraram fé viva e amor à Eucaristia. Nunca desistiu, no entanto, de seu fervor pastoral e renovou o louvor Eucarístico, coração da Igreja.

Contudo, seu projeto era mais profundo, recrutou jovens com o objetivo de tornar o amor à Sagrada Comunhão uma Ordem. Em 1856, ele recebeu a resposta de sua obstinação: a concessão da criação da Congregação do Santíssimo Sacramento, centrada na adoração, que provem da Celebração e conduziu os fiéis à constante comunhão, pensamento inovador para a época.

A primazia de entender a vida do nosso fundador, também significa vislumbrar seu grande amor por Maria, cultivado desde a infância, que o levou, em 1º de maio de 1868, a propor aos seus honrar a Virgem Maria sob o título de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, significando assim a relação entre Maria, a Igreja e a Eucaristia.

Após esse momento dinâmico e reflexivo, encerramos com os informes do dia e um almoço fraterno, compartilhado com os vocacionados, leigos e religiosos da casa.

Pe. Armindo Magalhães Duque, sss
Promotor da Pastoral Vocacional – SAV regional 1

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.