Encontro em Roma da Comissão Internacional de Finanças da Congregação

Iluminada pelas orientações provindas da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica com o texto “Economia a serviço do carisma e da missão”, entre os dias 29 de abril e 3 de maio reuniu-se na Cúria Geral, em Roma, a Comissão Internacional de Finanças da Congregação.

Mesmo com a ausência de alguns membros, por motivos diversos, estiveram presentes os padres Eugênio Martins (Superior Geral), Fhilip Benzy (Ecônomo Geral), Brel Malela (Superior Provincial do Congo Brazaville), Alde Bureros (Ecônomo Provincial das Filipinas) e Hernaldo Farias, (Província Argentina, Brasil e Chile). Como auxílio nas traduções esteve presente a senhora Ana Francis.

A finalidade da Comissão é a de refletir sobre os problemas atuais da Congregação e sugerir ao Conselho Geral pistas de ação com possibilidades de soluções para os mesmos, à luz das orientações da Igreja e do Capítulo Geral.

Os dois primeiros dias foram dedicados à reflexão das diversas realidades, tendo como principais: a presença e sustentabilidade da Cúria Geral na atual sede e a solidariedade e caminho de auto-sustentabilidade das províncias do continente africano. Os dois últimos dias os participantes se dedicaram à elaboração de pistas concretas para as duas grandes questões, como indicações para que o Conselho Geral e mesmo, o CGA, possam tomar as devidas decisões administrativas.

Pedimos a todos que possam acompanhar as futuras decisões do Conselho Geral, para que, à luz do Espírito Santo como dom da Páscoa de Cristo, a Congregação possa continuar em sua missão na Igreja e no mundo, no anúncio e vida eucarísticos.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.