Centro Eucaristia

foto-18-centro-eucaristia“Procuramos compreender toda a realidade humana à luz da Eucaristia, fonte e ápice da vida da Igreja” (RV 34). E, por essa mesma razão, nosso carisma tem uma multiforme expressão missionária.

O Centro Eucaristia assume a missão de criar formas concretas para manifestar o carisma eucarístico.

As atividades assumidas com prioridades são: centros de estudos pastoral teológico-eucarísticos, curso de eymardianeidade, as missões eucarísticas, os exercícios espirituais eucarísticos, as produções diversas de textos e multimídias e as peregrinações eymardianas.

foto-20-exercicios-espirituaisO caminho espiritual na escola eymardiana tem como centro o texto Paulino: “Não sou eu quem vivo, é Cristo que vive em mim”. O caminho de exercício realiza-se pelo movimento dos sentidos exteriores ao cenáculo interior que nos conduz ao dom da personalidade.

foto-21-eymardianeidade“São Pedro Julião Eymard, interpelado pela ignorância e indiferença religiosas, buscou uma resposta às necessidades de seu tempo. Encontrou-a no amor de Deus manifestado de modo especial no dom de Cristo, em sua Eucaristia” (RV 2). Seu caminho são marcas de luz que nos conduz a Cristo Eucaristia. Por isso, somos buscadores desses passos, estudando sua vida e obra.

foto-22-missoes-eucaristicas“Nós nos empenharemos em transmitir a Tradição e o ensinamento da Igreja sobre esse sacramento. Procuraremos fazer progredir a teologia e a prática eucarísticas” (RV 36). E, e exatamente, através do trabalho missionário que conduzimos as Igrejas particulares a viver experiências de aprofundamento sobre a teologia e a vida eucarística. Nossas missões eucarísticas desenvolvem-se durante um ano, em três etapas: a) Pré-Missão; b) Missão; c) Pós-Missão. Todo esse tempo é um verdadeiro kairós eucarístico”.

foto-23-escola-de-formacaoFundada pelo Pe. Anízio Ferreira, sss, a EFOSME – Escola de Formação Solidária e Missionária tem a função de ser uma testemunha eucarística na Igreja Particular de Fortaleza.