Celebrando os Votos Perpétuos: entrevista com Irmão Joel

Para celebrar a Profissão de Fé e os Votos Perpétuos dos Irmãos Joel Fernandes, sss; Francisco Haroldo, sss; Elissandro Santana, sss; José Junior, sss; Elibien Joseph, sss; e Eduardo Sales, sss, o Boletim Sacramentinos, veículo semanal virtual ligado ao Portal Sacramentinos preparou uma entrevista especial com os jovens religiosos. Aqui, você terá a oportunidade de saber um pouco mais sobre Irmão Joel Fernandes. Para ter acesso às demais entrevistas, basta clicar no nome de cada um dos irmãos: Irmão Eduardo, Irmão Francisco Haroldo, Irmão Júnior.

Boletim Sacramentinos: Conta pra gente, de onde você é? Onde nasceu? É filho único? 

Irmão Joel: Eu Sou o irmão Joel Fernandes Lopes, sou filho de Margarida Dores Lopes e de  Sebastião Fernandes Lopes ( Falecido), Nasci na cidade de Japaraiba –MG, diocese de luz tenho mais 1 irmão que se chama Jose Ronaldo Lopes. Meu pai faleceu em um acidente de caminhão. Na época, eu tinha apenas quatro meses de vida e meu irmão um ano e dois meses de vida. Nasci no dia 28 de fevereiro de 1983, no hospital Santa Casa de Arcos- Mg, e fui batizado no dia 4 de março de 1983, na Paroquia de Nossa Senhora do Rosário em Japaraiba.

Boletim Sacramentinos: Como se deu seu primeiro encontro com a Comunidade Sacramentina? 

Ir.J.: O conhecimento com a comunidade Sacramentina se deu por meio do Padre João Batista Lopes, sss, que por sinal, somos primos e conterrâneos. A primeira conversa se deu no dia 7 de setembro de 2007, na época eu trabalhava na parquia da minha cidade quando ele foi presidir uma missa na paroquia e me falou um pouco da congregação e me convidou para fazer a experiência, no final em dezembro de 2007ele entrou em contato comigo de novo e conversamos no qual me convidou para fazer uma experiência no propedêutico na comunidade de Santa Ifigênia em São Paulo, neste período quem em era o provincial era o Padre Eugenio que me apoiou o pedido de Ingresso, em janeiro de 2008 ingressei no propedêutico em São Paulo, compondo a comunidade com o padre João Batista e o Padre Anízio e mais dois companheiro que ingressaram comigo.

Boletim Sacramentinos: Em que momento da vida você percebeu que seu compromisso com a fé e com a Comunidade Sacramentina representava uma verdadeiro chamamento divino? 

Ir.J.: Eu venho de uma família muito católica, tenho muitos primos padres, sendo boa parte da diocese de luz  e um de nossa congregação, desde pequeno sempre tive a vocação de ser padre este era o meu desejo,com 12 anos de idade eu já participava de grupos da paroquia como folia de Reis e lergião de Maria,  em 2014 fui orientado pelo pároco da paroquia da minha cidade a participar do encontro vocacional da diocese neste período tinha apenas 21 anos de idade, no qual fui aprovado para ingressa no seminário diocesano Nossa Senhora da Luz  na cidade de luz MG, diocese de luz em 2015, no final de 2015 vi que a minha vocação não era para ser diocesano e sim de congregação. Foi aparte dai que eu percebi o meu chamado vocacional se adaptava mais no carisma que vivemos na vida sacramentina, se tratando de viver uma vida de fraternidade , oração e serviço , uma vida missão para com a igreja e com o povo.

Boletim Sacramentinos: O que representa, para você, como religioso sacramentino, a confirmação dos votos perpétuos?

 Ir.J.: Hoje para mim como religioso Sacramentino de votos perpétuos se torna uma realidade de alegria, emoções e celebrações junto de povo de Caratinga que nos ajuda a viver uma verdadeira vocação Religiosa, com uma firmeza na fé e na missão que temos. O tempo agora é de buscar dar uma resposta aos questionamentos de uma vida em comunidade, buscar planta o fruto em que apreendemos até chegar aqui em prol de nossa congregação, plantar nela aquela semente possa fazer o bem para ela. Devemos nos colocar como discipulado a serviço do reino de Deus e de nossa comunidade sacramentina.

Os Votos Representa para mim, um compromisso profético e verdadeiro, com a congregação, com a igreja e com o povo de Deus. De  assumir o compromisso de uma verdadeira missão, onde eu posso anunciar o evangelho de cristo aos quatro canto mundo.de viver uma vida de oração e santidade entre os irmãos da comunidade e também fora dela, assim como fez o nosso fundador São Pedro Julião Eymard. Pretendo também primeiramente viver os votos de pobreza, obediência e castidade. Respeitando o compromisso com a congregação e com a igreja.

Boletim Sacramentinos: Deixe uma mensagem para aquelas pessoas que sempre estiveram ao seu lado, seja apoiando seu caminho ou rezando por você, seja aquelas que te ensinaram a professar a fé sacramentina, além daqueles que querem estabelecer votos perpétuos. 

Ir.J.: Quero em primeiro lugar agradecer a Deus por me conceder a graça da vocação SSS. Agradecer aos familiares por mim apoiar na nossa vocação e por acreditarem em minhas   decisão e rezarem por mim. Agradeço ao Padre Joao Batista SSS, ao nosso provincial Padre Marcelo e ao conselho provincial, ao Padre Eugenio. Agradeço a todos os meus formadores. Agradeço  a todos os meus professores desde as escolas publicas ate as universidades. Agradeço as comunidades onde passei, agradeço as madrinhas e padrinhos dos formandos sacramentinos e por fim agradeço a todos os amigos e amigas que rezaram por mim.

Gratidão a todos os que me ajudaram e ajudam a viver em oração, fraternidade e serviço aos mais excluídos a exemplo de Jesus Cristo e de São Pedro Julião Eymard, nosso pai fundador.

Que Nossa Senhora da Eucaristia siga intercedendo por todos nós.

Fotos: Pascom Santuário.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.