Congregação Santíssimo Sacramento

Província Nossa Senhora de Guadalupe

Assembleia Provincial 10 a 17 de Novembro de 2016

Os Religiosos Sacramentinos da Província Nossa Senhora de Guadalupe se reuniram de 10 a 17 de Novembro de 2016, no Recanto Coqueiro D’Agua em Santa Luzia – MG, para sua Assembleia Anual.

Esses dias foram dedicados a uma profunda espiritualidade e convivência fraterna.

Segue um breve relato de como foram esses dias:

1º dia de Assembleia Provincial – 10 de Novembro de 2016

A assembleia provincial começou às 12:00hs, com a acolhida em um almoço, sendo um momento de alegria com o reencontro dos irmãos.

Após o almoço deu-se a abertura com a oração invocando o Espírito Santo para que ilumine e acompanhe esses dias de assembleia e a palavra do Superior Provincial – Pe. Hernaldo Farias,sss, que relatou os acontecimentos da vida sacramentina da província desde a última assembleia (2015) até hoje e questionou aos religiosos citando o profeta Isaías: “Qual é o novo de Deus para nossa província atualmente?”.

Em seguida iniciou-se o retiro espiritual, pregado por Pe. Francisco Júnior,sss com o tema: A Eucaristia e a Misericórdia de Deus.

A Celebração Eucarística foi presidida pelo Neo Presbítero – Pe. Christian Retamales,sss e concelebrada por Pe. Francisco Júnior,sss, representando a Comunidade de José Walter de Fortaleza – CE.

O retiro continuou na sexta-feira (2º dia de assembleia).

2º dia de Assembleia Provincial – 11 de Novembro de 2016

As atividades da Assembleia Provincial Sacramentina, do dia 11 de novembro de 2016 tiveram início com a Celebração Eucarística, coordenada pela comunidade de Caratinga.

Após o café, o Pe. Francisco Júnior, sss deu continuidade ao retiro espiritual com o tema: Misericórdia ou Empatia e comunidade religiosa. Dando sequência propôs trabalhos em grupos e partilha na assembleia.

Os trabalhos do dia foram finalizados com um momento de adoração, abordando a temática: Eucaristia e Misericórdia.

 3º dia de Assembleia Provincial – 12 de Novembro de 2016

As atividades da Assembleia provincial Sacramentina sss, do dia 12 de novembro de 2016 tiveram início com a Celebração Eucarística, coordenada pela comunidade do Rio de Janeiro.

Após o café, tivemos uma palestra sobre saúde bucal, ministrada pela Drª Sheila, e uma sobre a saúde do corpo com Dr. André.

Na parte da tarde, apresentou-se o Plano de Formação e Vocacional. Após as palestras a assembleia pôde direcionar perguntas aos palestrantes. Salientamos que a província Nossa Srª de Guadalupe está engajada com a promoção vocacional.

 

4º dia de Assembleia Provincial – 13 de Novembro de 2016

A Assembleia provincial Sacramentina sss, do dia 13 de novembro de 2016 (Domingo), foi um dia de confraternização.

Iniciou-se com a Celebração Eucarística, coordenada pela comunidade de São Paulo.

Após a Celebração, os Religiosos tiveram um dia de lazer em Brumadinho – MG; na oportunidade homenageou-se o Padre Andrea Agazzi, sss, pelo tempo de dedicação eucarística que viveu no Brasil de 1961, retornando para Itália em dezembro de 2016.

5º dia de Assembleia Provincial – 14 de Novembro de 2016

A Assembleia provincial Sacramentina sss, no dia 14 de novembro de 2016, foi marcada por reflexões sobre São Pedro Julião Eymard, sss.

Iniciou-se com a celebração Eucarística presidida pelo Bispo Sacramentino – Dom Jorge Bezerra – e concelebrada pelo Conselheiro Geral Padre Giulio Maccali, sss.

Após o café, Dom Jorge discursou sobre “A misericórdia de Deus na vida de Santo Eymard”.

A assembleia interagiu com perguntas e contribuições a partir do tema.

O dia foi concluído com uma adoração Eucarística.

6º dia de Assembleia Provincial – 15 de Novembro de 2016

A Assembleia provincial Sacramentina sss, no dia 15 de novembro de 2016, teve inicio com a celebração Eucarística coordenada pela comunidade da Boa Viagem.

Após o café, os trabalhos deste dia foram centrados na preparação para o 35 º Capítulo Geral:  Pe. Jackson, sss deu a conhecer o informe enviado para Roma sobre a Província Nossa Senhora de Guadalupe e o Conselheiro Geral,  Pe. Giulio Maccali, sss,  fez uma reflexão sobre a preparação ao Capítulo Geral.  Após as explanações foram feitos trabalhos em grupos, seguido das apresentações em plenária e diálogo entre todos.

7º dia de Assembleia Provincial – 16 de Novembro de 2016

As atividades da Assembleia provincial Sacramentina sss, do dia 16 de novembro de 2016 tiveram início com a Celebração Eucarística, coordenada pela Comunidade de Buenos Aires.

Após o café, o Pe. Jackson Frota, sss informou os temas a serem trabalhados durante este dia: Formação, Administração dos bens e dimensões da vida sacramentina – Vida Orante, Fraterna e Servidora e também a Associação dos Leigos e Leigas Sacramentinos.

Os trabalhos do dia foram finalizados com um momento de oração diante da Eucaristia.

 

8º dia de Assembleia Provincial – 17 de Novembro de 2016

A Assembleia provincial Sacramentina sss, terminou hoje, dia 17 de novembro de 2016.

O dia foi iniciado com Celebração Eucarística, coordenada pelo Conselho Provincial.

Após o café, o Superior Provincial, Pe. Hernaldo Farias, sss, deu por encerradas as atividades da Assembleia Provincial 2016.

Agora sigamos unidos em oração pelo 35 º  Capítulo Geral que acontecerá no próximo ano em Chicago – EUA.

Unidos ao nosso Santo fundador Eymard, oremos com seu <Ato de Fé>: “Sim Senhor e Deus meu, Creio e adoro com a santa Igreja o Vosso Corpo, vosso Sangue, vossa Alma e Vossa Divindade substancialmente presente na Santa Eucaristia. Creio, mas aumenta a minha fé, dá-me uma fé sensível como a de uma criança, uma fé viva como a chama do amor, uma fé forte como a dos mártires, e entregue como a dos apóstolos”. (RA 20, 8)

 

                                                                                                                                

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on print