Agregação do Santíssimo Sacramento Instituto Secular

 A Agregação do Santíssimo Sacramento é mais um ministério apostólico muito amado pelo Fundador, São Pedro Julião Eymard. Além de duas famílias religiosas, São Pedro Julião trabalhou incansavelmente para unir ao carisma eucarístico leigos e padres diocesanos. Além das Associações também, foi fundador um instituto secular. Tudo para um único fim: “Que venha o Reino Eucarístico”. Dessa inspiração nasceram diversas associações, grupos e colaboradores do carisma eucarístico, formas da mesma e única Agregação do Santíssimo Sacramento.

LAICAL

O trabalho com os Leigos e Leigas fortaleceu a vocação do Fundador e lhe deu a convicção de que Deus o chamava para uma vocação eucarística. Hoje, parte da missão da Congregação, os leigos e leigas se unem a nós na construção do Reino, passando a fazer parte da família sacramentina eymardiana. Segundo cada leigo e sua disponibilidade na entrega ao carisma, temos categorias de inserção à Agregação Laical. São três níveis de adesão ao carisma eucarístico:

Primeiro Nível: todos os leigos que, ligados de alguma forma ao nosso carisma, colaboram com nossa missão de levar a Eucaristia aos quatro cantos do mundo. Aderem à Agregação de forma pessoal e vivem individualmente a vocação. São inscritos na Agregação após a visita de um relgiosos professo delegado pelo Provincial, ou outro delegado, e fazem promessas privada.

​Segundo Nível: as várias “Associações de leigos e leigas sacramentinos” que celebram promessas públicas: Associação dos leigos sacramentinos, Associação de Adoradores diurnos e noturnos e cofrarias do Smo. Sacramento associado a Arquiconfraria dos Sacramentinos.

Terceiro Nível: os Cenáculos no mundo, ou “Casas de Betânia”. É a “Fraternidade Eucarística”. Leigos e leigas que vivem em “Comunidades de Vida e Aliança”, fazem as promessas pública e , em “comunidades de familia”, são colaboradores para a construção do Reino Eucaristico de Deus.

 

CLERICAL

​Presbíteros diocesanos: padres que, apaixonados pelo carisma eucarístico, une-se a nós, pela oração e pelo ministério.​

 

 

Agregados pessoais

Inscritos na Agregação que vivem de forma individual suas promessas de vida em vista da abra eucarística.

 

 

Associações de Leigos e Leigas Sacramentinas

Uma forma da Agregação que se compromete a estar intimamente ligado a vida e missão dos Religiosos e Religiosas da Eucaristia.

 

 

Fraternidade Eucarística

Comunidades de vida ou aliança que vivem em “comunidades de família”, ou “Casas de Betânia”.

 

 

Instituto Secular Servitium Christi

Fundado por um religioso sacramentino, segue a inspiração de São Pedro Julião, oferendo a Igreja uma contribuição eucarística.

Instituto de vida secular no qual se consagra para vida religiosa no mundo.

 

 

Associação de Padres Adoradores

“Deixaria tudo pelos padres”. Nessa frase temos o grade desejo de São Pedro Julião; santo que desejou ajudar os padres diocesanos na sua missão.