4º Dia Conferência Eucaristia – Teologia, Literatura e Realidade Virtual

Hoje dia 15, tivemos o quarto dia da Conferência Eucarística Teologia, Espiritualidade e Vivência.

Num primeiro momento, padre Junior fez uma recordação do caminho que percorremos até ontem.

Do Jardim do Éden até o Gólgota

No primeiro dia nos foi apresentada a metodologia Patrística, na qual os Santos Padres afirmavam que nós “cremos como rezamos”, e a metodologia Escolástica diz que “oramos como cremos”, ou seja, a Eucaristia rezada como era crida.

No segundo dia vimos que o Jardim do Éden é o Jardim do Sentido e da Interpretação. O jardim da criação e da queda, e o Jardim do Gólgota é o jardim da recriação e do reerguimento.

Teoantropologia – O amor e a queda. Criação e pecado. Deus continua a proteger apesar do pecado.

Lamento e retorno- Páscoa das gerações, a experiência do reacessar o jardim através do sinal profético e do evento fundador, devolvendo ao povo a árvore da vida.

No terceiro dia vimos os Formulários Anafóricos- Orações Eucarísticas, que são um retorno à tradição judaica, pois a estrutura é a mesma. Os elementos são os seguintes: Prefácio; Santo; pós-Santo; primeira Epiclese; Relato Institucional; Anamnese; Epiclese pelos comungantes; Intercessões em comunhão com a Igreja Universal; Doxologia. Vimos de uma forma detalhada a Oração Eucarística VI, para todas as circunstâncias. A Oração Eucarística é uma forma de acessarmos o Jardim, a amizade com Deus que foi perdido com o pecado original.

Em seguida pe. Junior nos conduziu pelo caminho da Teologia – Literatura e Realidade Virtual.

A palavra virtual muito em moda hoje, às vezes nos assusta. E pe. Junior nos disse que o instrumento para se ter acesso a Deus é apalavra, e a palavra é virtual.

Virtual é a mesma coisa que sacramentalidade, representação, ubiquidade, é uma desterritorização. No virtual não há lugar. Ubiquidade é a capacidade de se estar em vários lugares ao mesmo tempo. E citou como exemplo esta Conferência, pois ele está ao mesmo tempo com várias pessoas de diversos lugares diferentes.

O virtual é atualização, nos transporta a outras realidades onde não pensávamos poder estar.

Vimos dois vídeos curtos, com a questão do que é virtual e do que é realidade. E realidade passa pelo o que a gente vê, o que ocupa um espaço. Encerramos com perspectiva da apresentação dos grupos amanhã.

Obrigado Padre Júnior, por nos conduzir nesta caminhada de aprofundamento sobre a Eucaristia.

Sonia Oliveira

Servitium Christi

 

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.