2º dia – Conferência Eucaristia – Do Jardim do Éden ao Jardim do Gólgota.

Tivemos, no dia 13 de julho de 2021, o segundo dia da Conferência Eucarística Teologia, Espiritualidade e Vivência, iniciado com o desenvolvimento do tema: Do Jardim do Éden ao Jardim do Gólgota.

Partindo do Gênesis, do jardim da criação, da queda, ao jardim do levantamento, ponto fundamental para entendermos a Eucaristia e seus mistérios.

A partir da queda, do pecado, a necessidade de reconciliação e o entendimento de que o pecado se torna o lugar teológico da redenção, sem perdermos de vista a lógica da reconciliação, da aliança, na cultura do povo hebreu: ” sem derramamento de sangue não há salvação”. Eu me salvo, antes de tudo, porque Deus me salvou em Cristo.

O ponto culminante da palestra do Pe. Francisco Júnior foi a Economia Salvífica, os Eventos Proféticos e os Eventos Fundadores, no Antigo e Novo Testamento, e inter-relação de ambos os tempos.

No Antigo Testamento a Páscoa das gerações é o Evento Profético que antecipa o Evento Fundador, que é a passagem pelo Mar Vermelho.

Celebrar a Páscoa e ir com os pés espirituais à passagem do Mar Vermelho, numa experiência mistagógica que rompe o tempo e o lugar, para fazer o caminho de volta ao Jardim do Éden, à salvação.

Da mesma forma, a Última Ceia de Cristo, no Cenáculo, é o Evento Profético, e o Evento Fundador é a morte e ressurreição de Cristo, a Última Ceia antecipa o calvário.

A fé nos capacita a retornarmos ao evento fundador, Cristo, sendo a Celebração Eucarística a experiência memorial que nos faz sair do nosso tempo e lugar e com nossos pés teológicos chegarmos ao Jardim de Gólgota. Reconectando-se à Última Ceia, indo até a Cruz de Cristo e sua ressurreição.

Percebi que, assim como eu, todos ficaram maravilhados com o caminho percorrido no dia de hoje, tendo superado nossas expectativas.

Aguardo ansiosa pela aula de amanhã.

 

Mônica A. M. Spósito

Ministério do Leitorato

Paróquia N. S. Da Boa Viagem – BH/MG

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.