1º dia da Conferência Eucaristia, Teologia, Espiritualidade e Vivência

Começou ontem, dia 12 de julho às 8:30h, uma intensa semana de estudos na Província N. Sra. de Guadalupe, com o tema: Conferência Eucaristia, Teologia, Espiritualidade & Vivência.

O conferencista é o querido Pe. Francisco Júnior de Oliveira Marques, sss (Vigário Provincial). Ele desenvolve o curso com majestosa metodologia e uma pedagogia que colabora a uma melhor compreensão do tema abordado.

A partir das colocações do facilitador do curso, Pe. Francisco Júnior, percebe-se duas considerações:

Uma primeira consideração da metodologia Eucarística dos Santos Padres da Igreja, onde eles afirmavam que “Nós cremos como oramos ou entendo quando rezo.”

E em um segundo momento a metodologia Eucarística Escolástica que segue uma outra diretiva “Nós oramos como cremos ou, a vida orante nasce da forma como aprendemos as sentenças da fé”. As duas perspectivas caminham com a Igreja por alguns anos.

O facilitador do curso foi feliz ao desenvolver com maestria a história da teologia da Celebração Eucarística no segundo milênio até a reforma do Concílio Vaticano II, fato que nos deixou desejosos, entusiasmados e com grande expectativa no retorno do segundo dia dando prosseguimento a Conferência no aprofundamento do Mistério Eucarístico.

Ir. Luzia Divina

Sacramentina de Bergamo

Imagem: Gabriel Sousa

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.