13º dia de Capítulo Geral nos EUA – 19 de junho

O dia 19 de junho foi marcado pela votação do Superior Geral, terceiro momento: eleição. Vários nomes foram indicados no segundo momento: “discernimento” e os capitulares puderam votar em um desses ou outro membro da Congregação que estivesse dentro dos critérios canônicos e de acordo o Direito próprio. Lidos os números 73 e 74 da RV, os capitulares elegeram o nosso Pe. Eugênio Barbosa Martins, para um segundo mandato como Superior Geral para os próximos seis anos.

Após os cumprimentos de todos, inclusive das Servas presentes: Ir. Janine Bourque, Superiora Geral e Ir. Edith Bula, Conselheira Geral das Servas do Santíssimo Sacramento, os trabalhos continuaram com o anúncio da fusão das Províncias São Pedro Julião Eymard (Norte da Europa) e a criação da Província N. Sra. da África (Senegal). Os capitulares aprovaram a criação das duas novas Províncias. Que o Senhor ilumine os caminhos da Província unificada e dê forças à nova Província do Senegal.

Os trabalhos continuaram com os debates nos grupos linguísticos para refletirem sobre as proposições da Comissão Jurídica. Os capitulares decidiram continuar as eleições e procederam ao segundo momento da votação para os membros do Conselho Geral e para o Ecônomo Geral: “discernimento”. Pe. Wilson Durán, Diretor do Escolasticado CLAS, tendo sido indicado para a função de conselheiro geral, retirou o seu nome por razões do seu trabalho e serviço na Província e na Conferência Latino-americana.
À noite, como de costume, os capitulares membros de Comissões, continuaram os seus trabalhos, para apresentarem nos próximos dias, para votações. Os dois membros representantes da Província N. Sra. de Guadalupe integram comissões: Ir. Gilton Ferreira, participa da Comissão Capitular de estudo para a Comissão dos Escritos do Fundador e Lugares eymardianos, e Pe. Hernaldo Farias, da Comissão Capitular de estudos de Finanças.

Que todos continuem suas orações, pois neste dia 20 os capitulares procederão à votação definitiva para os conselheiros gerais.

p/ Pe. Hernaldo Pinto Farias,sss
Superior Provincial

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.